Início » Polícia passa a filmar região da Cracolândia

Polícia passa a filmar região da Cracolândia

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
09abr11-cracolandia

SÃO PAULO
Polícia passa a filmar região da Cracolândia

25 quadras de tráfico

SÃO PAULO

{loadposition adsensenoticia}Quem trabalha na Rua dos Gusmões, na região da Cracolândia, Centro de São Paulo, encontrou o local um pouco diferente neste sábado (9). O movimento era só dos clientes das lojas. Traficantes e usuários não desapareceram da noite para o dia, mas mudaram de endereço. A 300 metros do local, na Rua Helvétia, a concentração de pessoas chamava a atenção.

Cracolândia é como ficou conhecida uma região da Luz há pelo menos duas décadas. São cerca de 25 quarteirões que vão da Avenida Rio Branco até a Rua Mauá e Avenida Cásper Líbero e da Avenida Duque de Caxias e até a Avenida Ipiranga. Toda essa área se transformou em um reduto do tráfico e consumo de drogas a céu aberto.

Durante 30 dias, policiais fizeram uma investigação para identificar e prender os traficantes da região. Na Rua dos Gusmões, um dos principais pontos da Cracolândia, o movimento começava sempre depois das 19h.

Foram feitos vários flagrantes. Os traficantes agiam livremente, no meio dos usuários. Na noite da última quinta-feira, os policiais decidiram agir. A operação terminou com um adolescente apreendido e cinco pessoas presas por tráfico de drogas. A polícia diz que as investigações prosseguem na Cracolândia e agora tem mais dois alvos: a Rua Guaianases e a Rua Helvétia, mas também pede ajuda para os usuários.

“Essa é apenas uma parcela que a Polícia Civil está fazendo a sua parte para tentar, juntamente com os poderes públicos municipais, estaduais e a própria sociedade civil organizada, para melhorar a vida dos habitantes dessa região”, afirma o delegado Kleber Altale.

Setenta pedras de crack e R$ 2 mil foram recolhidos. Nas operações anteriores, os policiais prendiam os traficantes, mas eles jogavam a droga fora, se livravam do flagrante e logo conseguiam sair da prisão. Agora, a polícia diz que as gravações feitas vão ajudar a comprovar o flagrante. As imagens vão ser enviadas para a Justiça.

A Prefeitura de São Paulo diz que reforçou o atendimento de saúde na região da Luz. Construiu três UBSs, duas AMAs e dois Centros de Atenção Psicossocial.

Desde 2009, os agentes de saúde abordaram mais de 136 mil pessoas na Cracolândia e 8.600 pessoas foram encaminhadas para tratamento. Sobre o processo de revitailização, a Prefeitura diz que o projeto urbanístico deve ficar pronto ainda neste semestre. A previsão é que, em cinco anos, a área esteja totalmente recuperada.

 

 

G1

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar