Início » Polícia Federal deflagra operação contra integrantes da OAB em São Paulo

Polícia Federal deflagra operação contra integrantes da OAB em São Paulo

por Editoria Delegados

Dois envolvidos foram cautelarmente afastados de suas funções na Ordem dos Advogados do Brasil


A Polícia Federal deflagrou nesta segunda uma operação para colher provas de suposto cometimento de crimes de corrupção, tráfico de influência, advocacia administrativa e associação criminosa, praticados por integrantes da OAB de São Paulo.

Batizada de Operação Ateliê, a ação é um desdobramento de outra operação deflagrada em 2020, após o recebimento pelas autoridades de uma denúncia de um advogado.

“Com o avanço das investigações, foi possível verificar a verossimilhança dos fatos alegados, sendo constatado que o grupo solicitou contrapartida financeira para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP e encerrar processos disciplinares em tramitação naquele Tribunal, bem como retirá-los de pauta”, diz a PF.

A PF afirma que já obteve “indícios da prática dos crimes investigados, a existência de outros casos aparentemente análogos ao caso denunciado, bem como indícios da participação de Conselheiro Federal da OAB (atualmente licenciado da função) no esquema criminoso”.

A ação desta segunda cumpre seis mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP), Santana de Parnaíba(SP) e Jundiaí (SP). Dois envolvidos foram cautelarmente afastados de suas funções na Ordem dos Advogados do Brasil.

“Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva (art. 317 CP), corrupção ativa (art. 333 CP), tráfico de influência (art. 332 CP), advocacia administrativa (art. 321 do CP) e associação criminosa (art. 288 CP), com penas que podem alcançar 12 (doze) anos de reclusão”, diz a PF.

Agência Brasil

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar