Início » Polícia Federal apresenta balanço das apreensões de drogas

Polícia Federal apresenta balanço das apreensões de drogas

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
04jan10-rn-pf-drogas-balanco

RIO GRANDE DO NORTE
PF mostra balanço das apreensões de drogas

RIO GRANDE DO NORTE

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte apresenta o balanço das apreensões de drogas no estado em 2009 e constata que tal qual anos anteriores, a maconha foi o entorpecente apreendido em maior quantidade, vindo a cocaína em segundo lugar.

 

Ao longo do ano foram realizadas 37 autuações em flagrante, as quais resultaram na prisão de 43 homens, 15 mulheres e na apreensão de 1 menor. Desse total de detenções, 21 aconteceram somente no aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim/RN, onde 4 eram brasileiros e 17 estrangeiros, sendo 4 romenos, 3 poloneses, 3 africanos, 2 holandeses, 2 espanhóis, 1 malaio, 1 português e 1 sueco. A droga tinha quase sempre o mesmo destino: a Europa.

 

Em maio, a PF prendeu também no aeroporto um  construtor civil da Romênia que chegava ao país com 21.145 comprimidos de piperazinas escondidos no forro da mala. A nova droga sintética, desenvolvida em laboratórios do exterior, possui efeitos alucinógenos semelhantes ao ecstasy. Foi a maior apreensão do ano no Brasil.

 

Em 2009, os acusados de tráfico também se utilizaram de diversos artifícios visando camuflar substâncias entorpecentes e ludibriar a fiscalização da polícia, mas ainda assim não obtiveram êxito, pois drogas foram encontradas em salto de sandálias, impregnada no forro da mala, bomba d´água, frascos de xampu, pára-lama de veículos, fonte de aparelho de som, cabos de martelo, cueca, escovas de cabelo e no estômago, sendo que no último caso registrado, em 16 de dezembro, um africano foi internado e permanece até hoje no Hospital Walfredo Gurgel por não ter conseguido ainda expelir a totalidade das cápsulas de cocaína engolidas.

QUANTIDADE DE DROGAS APREENDIDAS EM 2009

Cocaína: 61,9 kg*
Piperazinas: 6,6 kg (21.145 comprimidos)
Pasta base: 6,2 kg
Maconha: 494,01 kg
Crack: 26,5 kg
Total: 595,21 kg

(*) parcial – falta computar cápsulas africano internado.

COMUNICAÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA FEDERAL NO RIO GRANDE DO NORTE   
Fones: (84) 3204.5588 – 9991.0988 – 3204.5517
e-mail: [email protected] ou [email protected]

DELEGADOS.tv
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar

Deixe um comentário