Início » Polícia Civil desarticula quadrilha de roubos a bancos e de cargas

Polícia Civil desarticula quadrilha de roubos a bancos e de cargas

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
05jan09-rs-pc-deic

RIO GRANDE DO SUL
Polícia Civil desarticula quadrilha de roubos a bancos e cargas

RIO GRANDE DO SUL

A Polícia Civil desarticulou nesta quarta-feira (23) uma quadrilha suspeita de assaltar clientes na saída de bancos da Região Metropolitana, além de roubar cargas. As informações foram divulgadas pelos delegados Ranolfo Vieira Júnior, diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), e Juliano Ferreira, da Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, em entrevista, na sede do Deic, em Porto Alegre. Na entrevista, Ranolfo apresentou balanço das operações realizadas em 2009. Segundo ele foram 47 grandes operações, que resultaram na prisão de 727 pessoas.

A Operação Caravaggio II é a 47ª liderada pelo Deic neste ano. A ação, comandada pelo delegado Ranolfo, começou às 5h30min e resultou na prisão de 12 pessoas, com idades entre 21 e 52 anos. A investigação, a cargo do delegado Juliano, se iniciou há um ano e três meses, logo após a Operação Caravaggio I e que resultou em 25 prisões pelo mesmo tipo de crime.

O nome da operação é alusão à padroeira dos motoqueiros – Nossa Senhora do Caravaggio –, pois a maioria dos crimes era praticada com o uso de motos. Foram  12 mandados de prisão temporária e 35 de busca e apreensão em Porto Alegre, Cachoeirinha e, principalmente, em Canoas.

O grupo é suspeito de estar envolvido com roubos de carga e sequestro relâmpago. Entre os presos estão duas mulheres – que trabalhavam como olheiras repassando informações de clientes – e dois vigias, sendo que um trabalhava dentro de agências bancárias e outro, em uma empresa de transporte de cargas. O líder da quadrilha – um homem, de 38 anos, com antecedentes por assaltos a pedestres e roubos a bancos – também foi preso durante a ação.

Com os indivíduos, a polícia apreendeu quatro pistolas 380, de uso proibido, cocaína em pequenas porções, uma pedra grande de crack, munições de diversos calibres, inclusive de uso restrito, dois coletes à prova de balas, touca ninja, celulares, uma caixa com cerca de 500 miguelitos, cadernos com anotações e cerca de R$ 20 mil em dinheiro.

Eles deverão ser indiciados por assalto, roubo qualificado, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha. Serão conduzidos ao Presídio Central, e as mulheres, à Penitenciária Feminina Madre Pelletier, onde ficarão à disposição da Polícia. Participaram da ação seis equipes do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), seis equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) do Departamento de Polícia Metropolitana, além de uma equipe de cada delegacia distrital, totalizando 189 agentes e três delegados.

Deic registra 727 prisões em 2009

De acordo com o delegado Ranolfo, durante o ano foram realizadas outras operações importantes, média de uma por semana. A destacar, na Delegacia de Roubos, além da ação desta quarta-feira, as Operações Curinga e Aldeia; na Delegacia de Roubo de Cargas, Mercado Paralelo; na Delegacia de Roubo de Veículos, Operações Tentação e Classificados; na Delegacia do Consumidor, Operações Bomba Limpa I e II; na Delegacia de Capturas, Operação China; na Delegacia Fazendária, Operações Precatório e Padroeira; na Delegacia de Fios e Cabos, Operação Receptor I e II.

Finalmente na Delegacia de Homicídios e Desaparecidos, a Operação Cascata, além da resolução de homicídios com complexa investigação e redução deste tipo de crime na Capital, tendo sido remetidos ao Poder Judiciário de Porto Alegre mais de mil Inquéritos Policiais (IP).

Governo do RS

DELEGADOS.tv
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar

Deixe um comentário