Início » PF apreende mais de 1 tonelada de cocaína dentro de rolos compressores

PF apreende mais de 1 tonelada de cocaína dentro de rolos compressores

por Editoria Delegados

Carregamento foi interceptado no Porto de Santos

Operários levaram quase 13h para abrir rolos compressores no Porto de Santos, SP

Ao menos 1.195 kg de cocaína foram apreendidos após serem encontrados armazenados em rolos compressores em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O carregamento tinha como destino a Costa do Marfim, na África, e até esta terça-feira (18) ninguém foi preso.

Uma investigação levou a polícia a monitorar a exportação de equipamentos usados pelo cais santista. Havia a suspeita, conforme apurado pelo G1, que narcotraficantes utilizariam peças para esconder entorpecentes e, assim, despistar uma eventual fiscalização alfandegária que poderia frustrar a remessa ilícita.

Cocaína foi encontrada em rolos compressores em tratores no Porto de Santos, SP — Foto: Divulgação/Polícia Federal 

Um carregamento com quatro tratores foi localizado pelos federais, na segunda-feira (17), em um terminal marítimo da Margem Direita do complexo portuário, pronto para ser embarcado em um navio com destino ao Porto de Abidjan. Trata-se de uma importante porta de entrada de mercadorias no continente africano.

Todos os veículos foram submetidos à análise de escâneres, que identificaram possíveis “objetos estranhos” no interior deles. A certeza ocorreu quando as equipes da polícia e da alfândega identificaram um “recorte” nas chapas de metal que cobrem os rolos de compressão em pelo menos três dos tratores.

Cocaína foi encontrada em rolos compressores no Porto de Santos, SP — Foto: Divulgação/Polícia Federal 

Foram necessárias quase 13 horas de trabalho para que operários conseguissem abrir os compartimentos a pedido das autoridades. Dentro deles, estavam centenas de tabletes de cocaína, embalados em plásticos colorido e com emblemas distintos. Conforme análise prévia, trata-se da droga em estado “puríssimo”.

A suspeita inicial, ainda segundo apurado pelo G1, é que a cocaína era, na verdade, para ser enviada à Europa. Além de tentar evitar a fiscalização no cais santista, os criminosos teriam por objetivo despistar as atenções inserindo o entorpecente em um carregamento destinado, inicialmente, a outro continente.

Centenas de tabletes de cocaína foram retirados dos tratores — Foto: Divulgação/Polícia Federal 

Outras hipóteses, entretanto, ainda não foram descartadas. Assim como os tratores, todo o material localizado foi apreendido para ser periciado e submetido à análise. Durante a operação, ninguém foi preso por envolvimento na tentativa de tráfico internacional. A Polícia Federal informou que abriu um inquérito para identificar os responsáveis.

Até esta apreensão, as equipes da Receita Federal e da Polícia Federal apreenderam 16.282 kg da droga no Porto de Santos este ano. A procedência do entorpecente são os países andinos, vizinhos ao Brasil. A quantidade supera as apreensões de 2017 (11.539 kg) e 2016 (10.622 kg), conforme informações oficiais divulgadas pelos órgãos.
 

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar