Início » O Estado mais seguro do Brasil!

O Estado mais seguro do Brasil!

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
25ago10-pi-wdias-1

PIAUÍ
Piauí, o Estado mais seguro do Brasil!
Wellington Dias

segurança eficaz

PIAUÍ

Através de políticas públicas de combate à criminalidade instituídas ao longo dos últimos 7 anos de governo pelo ex-governador e atual candidato ao senado Wellington Dias (131), do PT, foi possível estabelecer a ordem pública e a proteção social. É um verdadeiro exemplo a ser seguido por outros estados do país.

Wellington Dias viabilizou 70 novas delegacias no interior, entre inauguradas e em construção, adquirindo viaturas para quase todos os municípios e a construção de um novo Instituto de Criminalística. São mais de 400 viaturas em todo o Estado. O resultado positivo dos números do Piauí deve-se a estratégia de segurança pública sólida e de resultado adotada.

O Piauí ultrapassou Santa Catarina e hoje é o Estado brasileiro com menor número de mortes em decorrência da violência criminal.

Levantamento feito pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) aponta que o Piauí tem o menor número de homicídios do Brasil, sendo o único estado brasileiro que atingiu a meta fixada pelo Governo Federal de reduzir o percentual de mortes violentas para 12 em cada grupo de cem mil habitantes.

Os dados, relativos ao ano passado, mostram que os homícidios registrados foram de 9 para cada cem mil habitantes, sendo a menor média desde que os dados passaram a ser computados, em 2007. Os números são animadores e revelam a tendência que o piauiense tem de ser um povo pacífico.

Se o Piauí é o estado menos violento do Brasil, aqui mesmo no Nordeste temos o estado mais violento:  Alagoas, com uma população de 3,2 milhões de pessoas, apresenta um quadro de 58,5 homicídios para cada grupo de cem mil habitantes. Um estado com uma população do mesmo tamanho do Piauí, mas com características tão diferentes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera índice acima de 10 homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes como violência epidêmica. O índice do Brasil é de 25 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.

O ex-governador Wellington Dias provou que além de ótimo administrador público é excelente defensor da sociedade.

wdias131senador.com.br

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar