Início » Nome, endereço, filiação e CPF de cidadãos foram divulgados em site aberto!

Nome, endereço, filiação e CPF de cidadãos foram divulgados em site aberto!

por Editoria Delegados

Cadastro é vinculado à Receita. ‘Invasor’ usou login válido. Site saiu do ar

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (27) que dados pessoais de cidadãos brasileiros, que constavam no Cartão Nacional de Saúde, foram divulgados de maneira indevida na internet. Segundo a pasta, o vazamento não resultou da invasão de um hacker ao sistema, e sim, do uso indevido de informações obtidas com um login válido.

Isso significa que, de acordo com o Ministério da Saúde, alguém usou a credencial de um servidor de saúde para acessar e divulgar os dados. Às 18h40, o governo informou que o site que mostrava essas informações já tinha saído do ar. Os dados de acesso foram repassados à Polícia Federal, que deve investigar o caso.

A lista de dados divulgados na internet incluía nome completo, CPF, nome do pai e da mãe do cidadão e endereço completo. A base de dados do Cartão Nacional de Saúde é integrada à da Receita Federal – com isso, mesmo cidadãos que nunca usaram a rede pública de saúde podem ter tido os dados divulgados.

 

Até a publicação dessa reportagem, o governo federal não tinha divulgado detalhes sobre as credenciais que foram usadas pelo invasor – se pertenciam a um servidor municipal, estadual ou federal, por exemplo. Segundo o ministério, esses dados de acesso foram bloqueados.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

você pode gostar