Início » Melhoria no atendimento das delegacias é meta da Polícia Civil para 2010

Melhoria no atendimento das delegacias é meta da Polícia Civil para 2010

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
16fev10-mt-delegacia-mulher-1

MATO GROSSO
Melhoria nas delegacias é meta para 2010
Polícia Civil melhor

MATO GROSSO

Delegacia da Mulher instalada em Várzea Grande – Assessoria/PJC-MT

O rendimento das unidades da Polícia Judiciária Civil da Capital e Regional de Várzea Grande foi apresentado aos titulares das delegacias, durante Reunião Gerencial, nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Conforme planejamento, duas coordenadorias serão instaladas para sanar os problemas de atendimento e uma delegacia terá o papel de aumentar a efetividade das investigações dos crimes de roubo. Estão previstas à implantação da coordenadoria de plantão, da coordenadoria de boletim de ocorrência e a abertura da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) da Capital. “As mudanças visam melhorar a qualidade do atendimento das delegacias e plantões, além de manter a produtividade com qualidade dos trabalhos prestados”, ressalta a diretora metropolitana da Polícia Civil, Vera Rotilde.

Cada uma das coordenadorias terá um delegado responsável por resolver os problemas imediatos. Nos plantões, o coordenador poderá reforçar o atendimento de um plantão que estiver com excesso de flagrantes e tomar as medidas necessárias para agilizar os trabalhos. De acordo com Rotilde, a segunda coordenadoria está voltada à melhoria do registro de boletim de ocorrência, que tem tido problemas quanto a demora no atendimento devido à mudança do novo Sistema de Registro de Ocorrência Policial (SROP) Online, que passou a exigir maior velocidade (bits) da rede de internet.

“Acelerar o registro de ocorrências e flagrantes, além dos procedimentos relacionados à Polícia Judiciária Civil, sobretudo, o atendimento, é uma forma de aumentar o índice de esclarecimento de crimes”, salienta a diretora Vera Rotilde.

Produtividade

Levantamento da Gerência de Estatística e Informações, da PJC, aponta crescimento de 19,29% nos inquéritos abertos no ano de 2009, comparados com 2008, na Capital e região Metropolitana. Os números das delegacias e Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC) subiram de 9.370, em 2008, para 11.178, no ano passado. Já os casos resolvidos, inquéritos relatados e encaminhados ao Poder Judiciário tiveram um pequeno decréscimo de 8,35%. Enquanto em 2008 foram 11.257 inquéritos finalizados, em 2009 foram 10.313 casos concluídos.

Os termos circunstanciados de ocorrência tiveram elevação de 7%, de um ano para outro. De 6.502 para 6.958, procedimentos formalizados enviados aos Juizados Especiais. As prisões cresceram 5%, de 5.513 para 5.810, no comparativo de 2008 com 2009. O mandado de prisão cumprido saltou de 1.868 para 2.135, com 14% de alta. Também chegaram até as delegacias 5.810 presos em flagrantes, dentro de 4.130 autos de prisão confeccionados.

“Diminuiu o número de inquéritos concluídos, mas melhorou a qualidade das investigações e aumentaram as prisões”, analisa a diretora metropolitana, Vera Rotilde.

Ranking

No ranking das unidades a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), de Cuiabá, ficou em primeiro lugar, na conclusão de inquéritos policiais. Em 2009, a Delegacia enviou as Varas de Violência Doméstica e Familiar, 2.397 inquéritos relatados de violência doméstica, um crescimento de 198%, comparado com o ano de 2008 que fechou com 804 inquéritos enviados à Justiça. O expressivo aumento é em virtude da centralização das ocorrências de violência feminina na Especializada. Até outubro de 2008, os Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC) de Cuiabá e Várzea Grande faziam o atendimento de vítimas de violências domésticas através dos núcleos e os inquéritos eram relatados lá mesmo.

Em segundo lugar ficou o Centro Integrado de Segurança e Cidadania do Verdão (CISC-Oeste), com 942 inquéritos remetidos ao Poder Judiciário. Na terceira posição ficou o CISC Coxipó, com 905 inquéritos finalizados. Quanto à abertura de novas investigações, o Cisc Planalto instaurou 1.947 inquéritos policiais para apurar crimes cometidos na região. A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) fechou 2009 com 777 inquéritos conclusos.

Na Regional de Várzea Grande, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso, inaugurada em outubro de 2008, também foi uma das mais produtivas com 683 inquéritos enviados à Justiça, além do recebimento de 226 presos em flagrantes e o cumprimento de 30 mandados de prisão. A Delegacia Distrital do Jardim Glória concluiu 369 inquéritos e 631 termos circunstanciados de ocorrência (TCO). Já o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC-Leste), do Parque do Lago, encaminhou ao Judiciário 366 inquéritos e ao Juizado Especial 627 TCOs.

A Delegacia Municipal de Poconé, da Regional de Várzea Grande, remeteu à Justiça 656 inquéritos.

ExpressoMT

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar

Deixe um comentário