Início » Martha Rocha define nomes que vão assumir delegacias do Rio de Janeiro

Martha Rocha define nomes que vão assumir delegacias do Rio de Janeiro

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

RIO DE JANEIRO
Martha Rocha diz quem vai assumir delegacias

RIO DE JANEIRO

{loadposition adsensenoticia}A chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, definiu nesta terça-feira (22) os novos nomes que vão assumir as delegacias de bairros e especializadas. Confira os nomes que assumem as principais delegacias:

Especializadas

Divisão Antissequestro (DAS) – Carlos Góis
Polinter – Rafael Willis
Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) – Jader Amaral
Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) – Marcio Mendonça
Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) – Marcos Cipriano
Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) – Valéria de Aragão
Delegacia de Repressão a Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) – Alessandro Thiers
Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) – Renata Teixeira de Assis
Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) – Pedro Henrique Medina
Delegacia da Criança e do Alolescente Vítima (DCAV) – Fabio Corsino Freire

Bairros

14ª DP (Leblon) – Gilberto Ribeiro
15ª DP (Gávea) – Carlos Augusto Nogueira Pinto
16ª DP (Barra da Tijuca) – Fernando Cesar Magalhães Reis
17ª DP (São Cristóvão) – Monique Vidal
18ª DP (Praça da Bandeira) – Orlando Zacconi
20ª DP (Vila Isabel) – Rodolfo Waldeck
28ª DP (Campinho) – Reginaldo Guilherme
35ª DP (Campo Grande) – Marcos Reimão

A surpresa é o destino dos delegados que eram considerados homens de confiança do ex-chefe de Polícia, Allan Turnowski – indiciado pela Polícia Federal no dia 17 –, que foram transferidos para o chamado Departamento de Polícia de Área (DPA). O ex-subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, assume a 1ª DPA. Já Ronaldo Oliveira, que ocupava a direção do Departamento Geral de Polícia Especializada (DPGE), será o novo titular da 2ª DPA.

A divulgação foi feita pela assessoria da Polícia Civil após a reunião da delegada Martha Rocha com a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, no gabinete da hefe de Polícia, no Centro do Rio. No encontro, elas discutem planos de investimentos na formação e qualificação dos policiais do estado.

Diretores de departamentos

Na segunda-feira (21), a chefe de Polícia Civil deu posse os diretores de departamentos da instituição. Para os cargos de confiança da corporação foram escolhidos os seguintes delegados: o delegado Márcio Franco é o diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), cargo antes ocupado pelo delegado Ronaldo Oliveira, na gestão do ex-chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski.

Para a direção do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) foi nomeado o delegado Ricardo Dominguez, que estava no Departamento Geral de Administração e Finanças (DGAF) da Polícia.

A delegada Tércia Amoedo vai comandar o Departamento Geral da Polícia da Baixada (DGPB), que era ocupado pelo delegado Roberto Cardoso. Já o delegado João Batista Byron assume o Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI).

Também tomaram posse o subchefe administrativo, delegado Sérgio Caldas, o delegado Fernando Velloso, que assumiu a subchefia operacional, e o chefe de gabinete, delegado Luis Zettermann.

Segundo escalão anunciado

No sábado (19), a delegada Martha Rocha se reuniu integrantes da corporação e anunciou nomes para o segundo escalão da Polícia Civil do RJ. Entre os diretores anunciados estão Marcos Maia, que continua à frente da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), assim como Sílvia Araújo, que segue na diretoria do Hospital da Polícia Civil, e Flávio Porto, que comanda o Núcleo de Combate à Lavagem de Dinheiro.

Critério é o da experiência

Ao anunciar a cúpula da Polícia Civil, que tomou posse nesta segunda-feira (21), a nova chefe, Martha Rocha, deixou claro mudanças no critério de escolha dos nomes que vão comandar as delegacias.

Martha quer priorizar os delegados mais antigos para estar à frente dessas unidades. Os delegados de 1ª categoria, que têm esse cargo por estarem a mais tempo na corporação, terão prioridade para assumir as delegacias.

Essa medida é diferente da que vinha acontecendo nos últimos anos, quando uma renovação foi feita na Polícia Civil. Alguns projetos mais importantes e inovadores da polícia, como o Dedic, o programa em que vítimas de crimes marcam horário e são atendidos em casa por investigadores, foram implantados por delegados mais jovens.

A delegacia da Gávea, que no ano passado recebeu um prêmio internacional de segurança pública, em reconhecimento ao bom atendimento prestado e à redução dos índices de criminalidade, também era comandada por uma delegada que não era de 1ª categoria.

“É uma forma de resgatar a questão da hierarquia na Polícia Civil. Os delegados de 1ª, que não estavam titulares em delegacias, vão ser chamados para que a gente possa contar com o ‘know-how’ que certamente eles têm e poder contribuir para o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos delegados mais jovens”, explicou o delegado Fernando Veloso, nomeado subchefe Operacional da Polícia Civil.

Em cerimônia na Acadepol, tomaram posse 12 delegados que vão comandar os departamentos especializados.

G1

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar