Início » Justiça concede liberdade a sargento suspeito de espionagem

Justiça concede liberdade a sargento suspeito de espionagem

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

RIO GRANDE DO SUL
Justiça liberta sargento suspeito de espionagem

RIO GRANDE DO SUL

{loadposition adsensenoticia} O juiz Volnei dos Santos Coelho, da 3ª Vara Criminal de Canoas (RS), concedeu nesta quarta-feira (15) liberdade ao sargento César Rodrigues de Carvalho. Ele estava preso desde o dia 3 de setembro por suposta extorsão e também por ter acessado dados confidenciais no sistema Consultas Integradas, que reúne informações dos órgãos estaduais. Ele teria acessado dados de mais de 20 autoridades do estado, como o candidato do PT ao governo, Tarso Genro, e a própria governadora, Yeda Crusius (PSDB).

Como o processo corre em segredo de Justiça, a 3ª Vara não revelou os motivos que levaram à concessão de liberdade ao sargento. O alvará de soltura já foi expedido para que o sargento Rodrigues possa deixar a prisão.

A liberdade foi concedida com aval do Ministério Público. O promotor que investiga o caso, Amilcar Macedo, ouviu novamente Rodrigues nesta quarta-feira e deu um parecer pela soltura do militar. O MP também não informou os motivos que levaram a este posicionamento.

A defesa de Rodrigues afirmou que os acessos a dados de autoridades aconteceram a pedido de superiores. O advogado Adriano Marcos Santos Pereira disse que foram informados ao MP os nomes de quem teria mandado fazer os acessos.

Pereira ressalta que os dados acessados pelo seu cliente não eram sigilosos e que existiam mais de 18 mil senhas de acesso ao sistema, que reúne dados como endereço, telefone, dados de veículos de propriedade da pessoa e informações sobre ocorrências policiais em que a pessoa seja vítima ou investigada.

G1

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar