Início » Juiz de Fora inaugura 3a Risp do Estado

Juiz de Fora inaugura 3a Risp do Estado

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

MINAS GERAIS
Juiz de Fora inaugura 3a Risp
levará maior segurança a 86 municípios

MINAS GERAIS

Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, inaugurou ontem um importante mecanismo de potencialização do combate à criminalidade: a sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). O novo espaço, localizado no bairro Nova Era, na região Norte, foi entregue pelo vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e pelo secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, e contou com as presenças do chefe da Polícia Civil do Estado, delegado-geral Marco Antônio Monteiro de Castro; do chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana; do chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo; do prefeito de Juiz de Fora, Custódio Antônio de Mattos; entre outras autoridades estaduais, regionais e do município.

A Risp tem como meta promover a articulação estratégica da atuação de bombeiros, policiais civis e militares, otimizando o trabalho e os recursos das corporações e levando maior segurança à população. O local faz parte do projeto de integração dos órgãos do Sistema de Defesa Social que, reunidos num único espaço, compartilham informações e elaboram ações conjuntas.

Esta é a terceira sede de Risp inaugurada em Minas Gerais (a primeira fica em Belo Horizonte e a segunda em Uberlândia) e custou R$ 9,9 milhões (construção e aparelhamento).

A partir de agora, estão no mesmo espaço físico os comandos da 4ª Região da Polícia Militar, o 4º Departamento de Polícia Civil e o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, chefiados, respectivamente, pelo coronel PM Anselmo Fernandes da Silva, o delegado Cristino Domingos Ribeiro e o tenente coronel BM Rodney Magalhães.

Integração

A 4ª Risp, formatada em 2006, integra o nível estratégico de organização. Ela é estruturada em quatro Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública (Acisp), em nível de Batalhão de Polícia Militar, de Companhia PM Independente e Delegacia Regional de Polícia Civil, que compõem o nível tático, e 38 (trinta e oito) Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), em nível de Cia PM, Pelotão PM e Grupo PM, e Delegacias de Polícia Civil (Depol), compondo o nivel operacional. Estão sob responsabilidade da Risp 86 municípios da região.

A construção da Risp converge na efetiva integração das ações de Defesa Social no âmbito do Estado de Minas Gerais, desenvolvendo uma filosofia de atuação dos órgãos envolvidos que vai desde o atendimento ao cidadão até o efetivo controle das ações das polícias e Bombeiros.

Essa integração inclui planejamento, controle, supervisão, monitoramento corretivo (corregedorias) e avaliação das políticas de segurança.

Direitos Humanos

O secretário Maurício Campos aproveitou a visita à cidade para prestigiar o Curso de Direitos Humanos para Agentes Penitenciários e Socioeducativos, que acontece desde a semana passada no Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro Nova Califórnia. Hoje será formada a segunda turma (a primeira foi na semana passada), totalizando 150 agentes capacitados das Penitenciárias Ariosvaldo Campos Pires e José Edson Cavalieri, do Centro de Remanejamento Provisório de Juiz de Fora (Ceresp-JF), do Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa, da Casa do Albergado José Alencar de Rochedo e do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora.

Imprensa Oficial MG

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar

Deixe um comentário