Início » Inaugurado Núcleo Especial Criminal de Lins

Inaugurado Núcleo Especial Criminal de Lins

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
12mar10-sp-necrim-lins-1

SÃO PAULO

Núcleo Especial Criminal de Lins

SÃO PAULO

 

 

 

{loadposition adsensenoticia}A Delegacia Seccional de Polícia de Lins promoveu a cerimônia de inauguração e instalação de seu NÚCLEO ESPECIAL CRIMINAL-NECRIM-Lins, no último dia 11/03, às 17:00 horas, estando ele situado na R. Olavo Bilac, nº 948, centro, sendo ele o pioneiro de um Projeto que está sendo implantado na área do DEINTER-4-Bauru, por seu Diretor, Dr. Licurgo Nunes Costa.  O prédio, cedido e adequado pela Muncipalidade, recebeu mobiliário e equipamentos novos da Delegacia Seccional, tais como computadores, aparelhos de ar condicionado, estações de trabalho, armários de aço e cadeiras.

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-3

Por escolha do Delegado Seccional de Lins, o Dr. João Valle da Silva Leme, dentre os Policiais Civis com perfil adequado, no local trabalharão o Delegado de Polícia Dr. Orildo Nogueira, e os Escrivães Ismael Vieira de Deus e João Alessandro Ferreira de Brito, que serão responsáveis pelo registro e condução dos Termos Circunstanciados relativos às infrações de menor potencial ofensivo.

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-4

 

A novidade é que os trabalhos de Polícia Judiciária não se encerrarão por aí.  Concluído o Termo Circunstanciado, o Delegado de Polícia promoverá uma Audiência de Conciliação entre as partes, após o que será lavrado o respectivo Termo de Conciliação e encaminhado ao Poder Judiciário.  Espera-se com isso uma grande agilidade na composição e resolução legal de inúmeras questões, especialmente nos casos de acidentes de trânsito, crimes ambientais, danos, ameaças, lesões leves, injúria, etc…

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-5

 

Em sua fala durante a inauguração, o Dr. João Valle consignou que “…A filosofia de polícia comunitária se baseia na aproximação entre a polícia e a comunidade, visando criar uma parceria entre elas.  Sempre falo que a população tem que ser informada do que a Polícia Civil faz, pois assim ela passa a acreditar mais ainda em nosso trabalho e assim pode nos ajudar muito com informações…”

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-6

 

“…gostaria que soubessem que o NECRIM foi criado pois percebeu-se que para a população, a elaboração do termo circunstanciado e a posterior realização de audiência de conciliação na Delegacia de Polícia, tornaria o problema ocorrido mais suscetível de ser resolvido, bem como haveria mais condições de obtermos a pacificação social que pretendemos em nosso trabalho…”.

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-7

 

 

Estiveram presentes na solenidade de instalação e inauguração, além do idealizador do Projeto, Dr. Licurgo e o Delegado Seccional de Polícia de Lins, Dr. João Valle da Silva Leme, o Juiz de Direito Diretor do Fórum de Lins, Dr. Antonio Fernando B. Leão, o Juiz do Trabalho, Dr. Luiz Antonio Zanquetta, o Prefeito Municipal, Waldemar Sândoli Casadei, o Presidente da Câmara, Edgar de Souza, Secretários Municipais, Vereadores, Ten. Coronel Maurício Magalhães, Comandante do 37º BIL, membros do Conselho Comunitário de Segurança e diversos outros conselhos.

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-8

 

Vale lembrar que o NECRIM trata-se de projeto pioneiro, onde serão centralizados, na nova Unidade, os registros e atos de Polícia Judiciária relativos às infrações penais de menor potencial ofensivo (ameaça, injúria, dano, difamação, lesões corporais leves e culposas, dentre outras), oportunidade em que já será marcada uma audiência para a busca de conciliação entre as partes envolvidas.

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-9

 

 

A Delegacia Seccional de Polícia de Lins, por seu Delegado Seccional Dr. João Valle, foi a primeira Seccional a instalar o Necrim, sendo, por isso, o pioneiro no Estado.

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-10

 

 

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-11

 

 

 

 

12mar10-sp-necrim-lins-12

 

Luiz Roberto Saúd Bertozzo

Delegado de Polícia Assistente – Delegacia Seccional de Polícia de Lins

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar