Início » Homem que atropelou ciclistas é preso no RS

Homem que atropelou ciclistas é preso no RS

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
03mar11-rs-atropelador-1

RIO GRANDE DO SUL
É preso quem atropelou ciclistas

Dezenas de vítimas

RIO GRANDE DO SUL

{loadposition adsensenoticia}A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, nesta quarta-feira, o motorista que atropelou os ciclistas do grupo Massa Crítica na noite da última sexta em Porto Alegre. Ricardo José Neis estava no Hospital Parque Belém, na zona sul da cidade, onde permanece sob custódia dos policiais.

A juíza Rosane Michels havia decretado a prisão preventiva na noite de terça. Segundo o delegado Rodrigo Garcia, a voz de prisão foi dada por volta das 7h desta quarta, em um quarto do hospital localizado na zona sul de Porto Alegre. “A informação que temos era de que ele estava há muitos dias sem dormir e necessitou ser sedado”, informou Garcia ao iG.

Um médico do hospital decidiu por manter Ricardo Neis internado na ala psiquiátrica. A Polícia Civil vai manter o acusado sob custódia até que ele possa ser encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre. “A polícia vai permanecer no local até que ele seja liberado”, disse o delegado. Os advogados de defesa de Ricardo Neis já informaram que entrarão na Justiça com um pedido de hábeas corpus.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de terça, o delegado Gilberto Montenegro, que investiga o caso, disse que vai indiciar o motorista por tentativa de homicídio duplamente qualificada, já que houve motivo fútil e os ciclistas não tiveram chance de se defender.

Durante a tarde, Ricardo Neis tentou se internar em clínicas psiquiátricas, o que acabou conseguindo depois de uma tentativa frustrada. “Ele está muito abalado com toda a situação, estressado e não tem condições de trabalhar. Internamos em uma clínica para ele tentar se recuperar”, disse ao iG o advogado Jair Jonco. Inicialmente, os advogados disseram que Neis estaria internado em uma clínica da região metropolitana, mas a polícia o encontrou em um hospital da zona sul da capital.


Homem acusado de atropelar ciclistas havia se internado em clínica psiquiátrica

Ricardo Neis, funcionário do Banco Central, conduzia seu Golf quando teve uma discussão com integrantes do Massa Crítica, que iniciavam a tradicional manifestação de ciclistas que ocorre na última sexta-feira de cada mês. Ele acelerou no meio do grupo e atropelou pelo menos 15 pessoas, sendo que oito tiveram ferimentos, foram encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) e tiveram alta no mesmo dia.

Neis fugiu sem prestar socorro às vítimas e só se apresentou à polícia na segunda-feira, alegando ter entrado em pânico e tentado proteger o filho de 15 anos, que estava no carro.

Na noite desta terça, cerca de dois mil integrantes do grupo Massa Crítica participaram de um protesto nas ruas do bairro Cidade Baixa. Eles foram até a prefeitura municipal e participaram de uma reunião com o secretário de governança César Busatto. Ele convidou os ciclistas para uma reunião técnica com a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) para discutir medidas em favor do uso de bicicleta em Porto Alegre.

Último Segundo

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar