Início » Guaíra é a primeira em apreensão de maconha no país

Guaíra é a primeira em apreensão de maconha no país

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

PARANÁ
Guaíra é a primeira em apreensão de maconha no país

PARANÁ

A cidade de Guaíra às margens do Lago de Itaipu, no interior do Paraná, e distante 650 quilômetros de Curitiba, ficou em primeiro lugar no ranking das cidades onde a Polícia Fedral apreendeu a maior quantidade de maconha este ano no país. Foram cerca de 28 toneladas de maconha. Segundo a Polícia Federal, o município de 30 mil habitantes tornou-se a principal porta de entrada de drogas no Brasil. É lá que começa o tráfico no Sul do país.

Em 2009, a polícia dobrou as apreensões, mas ainda assim uma parte da carga consegue cruzar a fronteira e chegar a seu destino.

– Nós sabemos que não temos condições de fazer apreensão de 100% do que está passando aqui. A margem de apreensão feita pela polícia fica entre 10% e 15%, considerando as estatísticas internacionais. Muita coisa ainda entra por aqui – diz o delegado da Polícia Federal Érico Sacconatto.

A maconha, plantada e processada no Paraguai, chega ao país em tabletes, muitos deles escondidos em caminhões. Outra parte da carga chega em barcos, que atravessam o Rio Paraná à noite e até durante o dia.

As apreensões são sempre em grandes quantidades. Em uma delas, foram 12 toneladas de uma vez. A maconha lotava uma carreta. Além da droga, a cidade enfrenta também o contrabando. Um carro foi pego com 40 mil unidades de CDs e DVDs piratas, mas o principal problema é com o cigarro. A Receita Federal costuma carregar dois caminhões por semana para levar as mercadorias apreendidas para o depósito em Foz do Iguaçu.

– Se você for em qualquer data em Guaíra, você vai encontrar mercadoria retida. Seja na inspetoria da Receita, seja na Polícia Federal, ou a caminho de um dos dois – afirma o inspetor chefe da Receita Federal, Paulo Bini.

O GLOBO

DELEGADOS.tv
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar

Deixe um comentário