Início » Governo cria grupo de trabalho para discutir desertificação

Governo cria grupo de trabalho para discutir desertificação

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
23nov09-pi-governo-programa-1

PIAUÍ

Governo cria grupo de trabalho para discutir desertificação
Um dos últimos atos do governador Wellington Dias, antes de viajar à Europa

 

PIAUÍ

Um dos últimos atos do governador Wellington Dias, antes de viajar à Europa nessa sexta-feira (20), foi ter determinado a criação de um grupo de trabalho preparatório para a II Conferência Internacional em Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010), que acontecerá em Fortaleza (CE), em agosto de 2010. O evento contará com representantes de aproximadamente 50 países e discutirá o problema da desertificação.

A determinação de participar da ICID veio durante reunião realizada no Salão Azul do Palácio de Karnak, nessa quinta-feira (19), com o vice-governador do Estado do Ceará, Francisco José Pinheiro, um dos organizadores da Conferência. Também participaram da reunião o coordenador de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, José Roberto de Lima, e representantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, instituição que também organiza a ICID.

Como representantes do poder público estadual participaram do encontro os secretários do Planejamento, Sérgio Miranda, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira. Participaram ainda representantes de organizações não governamentais, como o Instituto Desert. O grupo de trabalho criado por Wellington Dias, acatando sugestão do vice-governador do Estado do Ceará, será formado por órgãos estaduais, universidades e ambientalistas.

Combate à desertificação

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), a Secretaria do Planejamento (Seplan), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI) e a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) são os órgãos estaduais que integrarão o grupo de trabalho preparatório para a ICID. A Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM) também farão parte do grupo.

Segundo o governador, o grupo de trabalho preparatório para a ICID incluirá esta pauta no Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, que ocorrerá no próximo dia 2 de dezembro. O Piauí deverá apresentar durante a ICID experiências bem sucedidas de convivência com o Semiárido e recuperação de áreas atingidas pela desertificação. O caso mais bem sucedido de recuperação é a experiência desenvolvida em Gilbués, onde existe a maior área de desertificação do País.

De acordo com José Roberto de Lima, do Ministério do Meio Ambiente, a questão do aquecimento global, um dos fatores da desertificação em todo o planeta, está tomando contornos alarmantes. Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) fizeram projeções científicas que indicam a destruição de 90% das terras agrícolas do Nordeste em 2035, caso não haja uma mudança no processo de aquecimento da temperatura atmosférica na região.

Projeções catastróficas

O Estado do Piauí, continuou José Roberto, perderia 61% de suas terras agricultáveis em 2035. Isso na hipótese de não haver qualquer mudança no sentido de conter o processo de aquecimento global. Essa problemática por si só justificaria, portanto, o engajamento do Governo do Estado, das universidades piauienses e organizações ambientalistas nas discussões por ocasião da ICID 2010.

Governo PI

DELEGADOS.tv
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar

Deixe um comentário