Início » Governador Wilson lança o Ronda Cidadão

Governador Wilson lança o Ronda Cidadão

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
11mai10-pi-wilson-1

PÍAUÍ
Governador Wilson lança o Ronda Cidadão
Exemplo de defesa social

PIAUÍ

O governador Wilson Martins anunciou na manhã desta quarta-feira (21), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, no bairro Ilhotas, a criação do programa Ronda Cidadão, que vai reforçar o policiamento em todo o Estado, a começar por Teresina, dentro de 60 dias. O programa será financiado com parte do empréstimo de R$ 100 milhões, que está sendo contratado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Wilson Martins foi ao quartel da PM para participar das comemorações pela passagem do 21 de abril, dia consagrado ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono cívico das policiais civil e militar do Brasil, marcado pela promoção de 106 policiais militares aos postos de tenente-coronel, major, capitão e tenente.

{loadposition adsensenoticia}Em seu discurso, o governador lembrou a origem da Polícia Militar do Piauí que começou a ganhar corpo logo após Batalha do Jenipapo, em 13 de março de 1823. Segundo ele, o Corpo de Guarda permanente dos municípios surgiu em 1831 e o Corpo de Polícia, com 309 homens, em 1835. “A Polícia Militar é motivo de orgulho de cada homem e cada mulher do Piauí. A felicidade dos policias aqui presentes é também a nossa felicidade”, disse.

O governador acrescentou que o Piauí continua caminhando a passos largos para largar a pecha de índices horrorosos. “O trabalho continua, porque só com muito trabalho e com muita garra vamos conseguir chegar ao desenvolvimento”.

Wilson Martins voltou a falar sobre o programa de inclusão digital, outro a ser financiado com recursos do empréstimo já aprovado pela Assembleia Legislativa. Garantiu que o Piauí será um dos primeiros estados brasileiros a oferecer banda larga em todos os seus municípios, facilitando as comunicações e contribuindo para o desenvolvimento de programas nas áreas de segurança, saúde e educação.

Sobre o Ronda Cidadão, explicou que o programa vai utilizar 150 viaturas policiais somente em Teresina, todas equipadas com sistema de comunicação individual. O objetivo é colocar a Polícia Militar mais próxima das pessoas, garantindo mais segurança. “O Piauí já é o estado menos violento do Brasil, mas vamos baixar ainda mais o número de homicídios por grupo de cem mil habitantes”, garantiu.

Governo do Piauí e portal hoje

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar