Início » Governador assina decreto de nomeação de novos delegados

Governador assina decreto de nomeação de novos delegados

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

MATO GROSSO DO SUL
Governador assina decreto de nomeação de novos delegados

MATO GROSSO DO SUL

{loadposition adsensenoticia}O governador André Puccinelli presidiu nesta quarta-feira (17) a cerimônia de formatura dos aprovados no Curso de Formação Policial para Delegado de Polícia Substituto. A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Os 41 novos profissionais foram lotados no interior do Estado, em 13 municípios. Os novos delegados foram nomeados durante a cerimônia de formatura.

“No ano do pleito eleitoral, exige a lei que não se façam nomeações depois do dia 1º de junho. Eu era questionado quando os novos delegados seriam nomeados. Muitos vieram de outros Estados, agora tem introjetados em seu ser o Estado de Mato Grosso do Sul. A população clamava, em 2007, por segurança, justiça, saúde e educação. Já foram incorporados mil policiais militares, policiais civis e agora 41 novos delegados de polícia” destacou Puccinelli.

De acordo com o quadro de vagas para lotação dos 41 novos delegados de polícia, serão contemplados os municípios de Alcinópolis, Amambai, Angélica, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Caarapó, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranhos, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacurú, Taquarussu e Três Lagoas.

“Aos municípios maiores serão designados dois delegados. Os municípios menores, estão recebendo, pela primeira vez, um delegado, caso de Laguna Carapã. Mato Grosso do Sul confia na segurança pública. A população quer justiça. A repressão deve ser firme. Mato Grosso do Sul será exemplo à Federação. Cumpramos nosso mister, cumpram com seu dever e não se corrompam, sejam orgulho de Mato Grosso do Sul” finalizou.

No mês de setembro do ano passado, o Estado formou cerca de 300 policiais civis nas diversas categorias funcionais como escrivães, investigadores, peritos criminais, papiloscopistas e médicos legistas. Faltava apenas a formação de delegados. O curso de formação foi realizado pela Academia de Polícia (Acadepol) entre os dias 1º de outubro de 2009 até o dia 05 de março de 2010. Foram mais de mil horas/aula entre teoria e prática.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, as cidades de Alcinópolis e Laguna Carapã não contavam com delegacias e serão contempladas com os novos profissionais. “Vamos começar o processo de criação das delegacias nestes municípios já com os novos delegados titulares”, informou. Os municípios de Amambai, Bataguassu, Rio Brilhante e Sidrolândia vão receber o segundo delegado para suprir o volume de trabalho nas instituições.

O delegado geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas, destacou que a formação dos novos delegados assim como os outros policiais civis dará uma resposta melhor do Estado à ação criminosa. “Significa uma repressão qualificada do crime. Nós traremos segurança – não só aquela palpável, mas acima de tudo, aquela sensação de segurança. A população pode se sentir tranqüila em saber que pode contar com uma estrutura preventiva. Ela pode confiar na polícia civil para ação repressiva nos crimes que possam acontecer”, ressaltou.

De acordo com a grade do curso de formação, na parte teórica foram abordadas disciplinas entre outros assuntos a estrutura da polícia, noções aplicadas em direito e processo penal, policia comunitária, direitos humanos e mediação de conflitos.  Na parte prática, com estágio nas delegacias, os formandos reforçaram as diversas escalas de plantão, 24 horas, do fim do ano na Capital. Os alunos atuaram na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) e no Centro de Polícia Especializada (Cepol). Eles auxiliaram ainda nos trabalhos diários das Delegacias Distritais e Especializadas de Campo Grande.

Estiveram presentes na formatura dos Delegados, o presidente da Assembleia Legislativa e patrono da turma, deputado Estadual Jerson Domingos, o líder do Governo na AL, deputado Estadual Youssef Domingos, Deputada Estadual Dione Hashioka, Desembargador Tadeu Barbosa Silva, diretor da Academia de Polícia, Sidney Alberto, secretária de Estado de Administração, Thie Higushi e o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Carlos Alberto David dos Santos, delegados de polícia e familiares.

Notícias MS

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar