Início » Gecat orienta policiais na coleta de provas de crimes eletrônicos

Gecat orienta policiais na coleta de provas de crimes eletrônicos

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

MATO GROSSO
Gecat orienta policiais na coleta de provas de crimes eletrônicos

MATO GROSSO

{loadposition adsensenoticia}Meios de preservação de provas, legislação, ameaças e segurança dos equipamentos de eletrônicos são alguns pontos abordados, no primeiro seminário da Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (GECAT), da Polícia Judiciária Civil, realizado nesta sexta-feira (22.10), com cerca de 100 policiais da capital e do interior, que vão atuar na repressão aos crimes praticados com uso de equipamentos de informática e da internet.

A GECAT é um departamento ligado à Coordenadoria de Inteligência Tecnológica, da Diretoria de Inteligência, que atuará nas investigações complexas que envolvem o uso da tecnologia de ponta ou a utilização de recursos tecnológicos, mais especificadamente, a internet. São os chamados popularmente “crimes virtuais”, bem reais na verdade.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, abriu o seminário falando aos policiais das necessidades da Instituição acompanhar a evolução tecnológica, uma vez que ela traz preocupação à sociedade e ao corpo da Segurança pela sua utilização na prática de crimes.

O diretor de Inteligência, Anderson Garcia, disse que a Gecat será uma unidade de assessoramento às investigações presididas pelas delegacias e assim como funciona o serviço de inteligência. “Os delitos deixam vestígios, seja ele material ou psico, quando tratamos de vítimas e testemunhas”, explica. “Os crimes são os mesmos. Os vestígios eletrônicos ou virtuais, no caso da web, agregam peculiaridades na sua coleta como meio de prova”, complementa.

O especialista em rede de computador, investigador Ricardo Bacelar, da Acadepol, falou do funcionamento da internet, do acesso do usuário a rede mundial de computadores. O investigador Francisco Kruger, da Diretoria de Inteligência, levou informações sobre as ameaças que as máquinas e equipamentos eletrônicos podem oferecer ou sofrer se mal utilizadas. “Quando a gente fala em ameaça de computador, pensa em programas, mas geralmente são pessoas que fazem com elas aconteçam”, disse.

Para o delegado Newton Braga a segurança das unidades passa pelos cuidados que os servidores precisam ter com seus equipamentos para eles não sofra ataques. “Segurança decorre de uma conscientização de todos os servidores no dia a dia da empresa”, disse.

Dentre os crimes praticados com o uso do computador, sem necessitar da internet, podem ser citados: os crimes contra a administração pública e ordem tributária, estelionato, falsificação de documentos. Com a utilização da internet podem ser praticados crimes contra a honra como calúnia, injúria, difamação e ameaça; crimes patrimoniais como estelionato, furto mediante fraude; apologia ao crime e pedofilia, entre outros.

Os crimes estão tipificados no Código Penal Brasileiro e em Leis Esparsas.

Dicas de Segurança

Semanalmente, ou sempre que um novo golpe estiver ocorrendo, a Gecat estará dando dicas de segurança as pessoas, para que não caiam nas armadilhas de criminosos. Conheça duas delas:
1. Ao realizar compras via internet, evite comprar de sites não certificados, de vendedores que apenas aceitam pagamento através de boleto ou depósito bancário. Não forneça dados pessoais para o vendedor, como número de documentos pessoais.

2. Não execute programas de origem duvidosa ou clique em links da mesma natureza e não responda e-mails de pessoas ou instituições desconhecidas.

LUCIENE OLIVEIRA
Assessoria/PJC-MT

DELEGADOS.com.br
Revista Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar