Início » Filha do secretário é suspeita de cobrança de propina

Filha do secretário é suspeita de cobrança de propina

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

GOIÁS
Filha de secretário é suspeita de cobrança de propina

GOIÁS

O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar a denúncia de que a filha do secretário da Fazenda de Goiás cobrava propina de uma entidade beneficente. Ela aparece recebendo dinheiro em um vídeo gravado pela presidente da entidade.

A Associação Renascer da Fé atende menores em situação de risco e doentes com câncer.

A presidente da Associação, Ivone Francisco dos Santos, disse à Policia Federal que Aniela Braga, filha do secretário de Fazenda do Estado, Jorcelino Braga, se ofereceu para conseguir dinheiro para a entidade.

Segundo a presidente, a Associação pagou para Aniela 10% de um convênio de R$ 248 mil, firmado com a Secretaria Estadual de Saúde. O caso passou a ser investigado pelo Ministério Público Estadual, que recebeu da presidente da Associação um vídeo com imagens da negociação. A presidente acerta as condições para o pagamento.

Ivone: é 10 % de tudo que você arrumar. Você vai correr atrás?

Aniela: vou! Pode contar comigo!

Em outros trechos da gravação, Aniela recebe maços de dinheiro de Ivone. A filha do secretário também explica o suposto motivo para a demora na aprovação de um convênio.

Aniela: isso aqui tem que conversar com o dono dos porcos. Está entendendo?

Tudo é subalterno. A ordem tem que vir de cima.

Ivone: quem que é esse dono dos porcos?

Aniela: meu pai!

Em seguida, a presidente da associação entrega outro pagamento à filha do secretário.

Ivone: tem quanto aí?

Aniela: três.

Ivone: (entrega outro pacote) quatro.

Segundo Ivone, o dinheiro era a parcela final do pagamento quase R$ 25 mil em propina.

O secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, foi à Procuradoria do Estado quando soube da existência da gravação e pediu que o caso fosse apurado. Ele declarou que não tinha conhecimento das atitudes da filha.

“Eu só espero que a gente consiga fazer uma apuração do que está acontecendo e quem for culpado pague a conta. Já conversei com o governador sobre o assunto e coloquei meu cargo à disposição dele”, diz Jorcelino Braga.

A presidente da Associação prestou depoimento no Ministério Público Estadual por duas vezes e pediu para ser incluída no serviço de proteção de testemunhas e vítimas. O pedido ainda será analisado. O promotor responsável pelo caso anunciou que foi aberto inquérito civil público para investigar a denúncia. A filha do secretário e funcionários da associação serão chamados para depor na próxima semana.

Aniela Braga disse que já trabalhou para a associação e o pagamento que aparece na imagem seria um acerto de contas por serviços prestados.

 

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar

Deixe um comentário