Início » Falta de estrutura faz juiz soltar presos

Falta de estrutura faz juiz soltar presos

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
20mai10-mg-juiz-presos-1

MINAS GERAIS
Falta de estrutura faz juiz soltar presos

Sentimento de insegurança

MINAS GERAIS

{loadposition adsensenoticia}A informação de que presos estão sendo soltos sem serem julgados em Varginha, no Sul de Minas, a 310 quilômetros de Belo Horizonte, criou um forte sentimento de insegurança na população da cidade. O juiz da única vara criminal da cidade, Oilson Hoffman, decidiu liberar pelo menos 25 presos do presídio do município que estavam com os prazos de prisões preventivas vencidos e outros 100 que cumpriam liberdade provisória, alegando acúmulo de serviços, excesso de trabalho e falta de estrutura funcional. A decisão do magistrado criou polêmica e fez com que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedisse explicações sobre a soltura.

 

 

Em ofício enviado nesta terça-feira ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Sérgio Antônio Dias de Resende, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, solicitou que a história seja esclarecida no prazo de 15 dias. No Fórum de Varginha, as pastas com os processos lotam as prateleiras da vara criminal. São 5,6 mil aguardando julgamento. O órgão tem apenas cinco funcionários alguns estagiários.

O juiz, que atua na vara criminal de Varginha há um ano e um mês, disse ao Estado de Minas que começou a soltar o presos a partir de novembro do ano passado. Ele conta que quando assumiu o cargo o órgão já acumulava cerca de 6 mil processos e que tomou a iniciativa de liberar os presos por não estar “conseguindo corresponder à demanda crescente dos processos”.

Na hora de decidir quem seria solto, o magistrado escolhia aqueles que ainda não tinham sido julgados. “Eu escolhia processos com o prazo excedido e, infelizmente, fosse a quem fosse, crime grave ou leve, eu tinha que pôr na rua. Se for falar em liberdade provisória, devo ter colocado 100 presos em liberdade. Já o relaxamento de prisão por excesso de prazo foram pelo menos 25 que tinham sido detidos por roubo, furto e tráfico de drogas”, frisou.
O grande número de processos, principalmente de flagrantes, retrata a alegação do juiz Hoffman. Ele diz que tem trabalhado cerca de 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira, para tentar atender a demanda de pelo menos 300 processos que chegam à vara todo mês.

 

“É quase humanamente impossível atender dentro dos prazos, ao longo de seis meses eu relaxei prisões. Não havia como proceder a esses julgamentos em tempo hábil. Então, por esse motivo essas pessoas foram liberadas, mas, no universo de quase 6 mil processos, isso não representa praticamente nada. Não consigo entender porque tamanha celeuma.”

A vara criminal de Varginha atende a 141,3 mil habitantes. Outras cidades do Sul de Minas com menos moradores têm duas varas, como Passos, Lavras e Alfenas. Outras, como Pouso Alegre, têm três.

O EM acompanhou o dia do magistrado, que, entre uma audiência e outra, tem apenas tempo para ir rapidamente ao banheiro ou para tomar água. O desgaste do magistrado também reflete nos funcionários. No mês passado, três deles pediram licença médica, alegando estresse e problemas psicológicos devido ao excesso de trabalho.

Para o juiz a solução é a criação de outra vara criminal na cidade. “Tenho correspondido, mas com muito sacrifício. Há uma deficiência estrutural na vara criminal e precisamos de outra. Temos hoje 600 presos que precisam ser administrados. Estou com quase 400 réus presos, ou processos em trâmite. Só aqui estou com 300 e 100 espalhados pela região. A minha penitenciaria só comporta 90 detentos. É quase que humanamente impossível trabalhar desse jeito”, desabafou.

Segundo ele, a criação da segunda vara criminal está prevista em lei, mas faltam recursos. O TJMG informou que não há previsão de quando ela será instalada. Na opinião do delegado Regional da Polícia Civil, Wagner Martins de Guimarães, Varginha é um dos maiores municípios da região e que apenas uma vara criminal não comporta as necessidades do município. “Não podemos negar que há uma falha no sistema e que a estrutura da vara criminal é deficitária. Há cidades com quase metade da população de Varginha e tem duas varas”, disse.

Guimarães salientou que, apesar dos problemas, a decisão de soltar os detentos aumentará o serviço da polícia e pode causar transtornos. “A soltura se torna uma situação complicada e com o tempo isso se tornará um problema”, finalizou.

De acordo com a nota encaminhada pelo TJMG, o magistrado, Wagner Aristides Machado da Silva Pereira deverá ocupar o cargo de juiz auxiliar na comarca de Varginha. O ato foi publicado nesta terça-feira, com intuito de contribuir para sanar os problemas. O TJMG informou ainda que o quadro de servidores de Varginha por enquanto não será alterado. Um plano de pessoal está sendo elaborado, com o levantamento das demandas da área de pessoal, para se verificar a possibilidade de implantação de uma nova vara, tendo em vista os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sindepominas

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar