Início » Em PE, diretor de ONG é alvejado na mão por policiais

Em PE, diretor de ONG é alvejado na mão por policiais

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
05mar11-ong-mao

GERAL
Diretor de ONG é alvejado por policiais

Tiro na mão

PERNAMBUCO

{loadposition adsensenoticia}O diretor executivo da organização não-governamental (ONG) Vídeo nas Aldeias, Vincent Robert Carelli, foi atingido nesta manhã por um tiro na mão direita, disparado por policiais civis, na Ladeira da Ribeira, em Olinda (PE). O delegado do bairro do Varadouro, Erivaldo Guerra, instaurou inquérito policial e começou a ouvir os policiais envolvidos e testemunhas. Carelli foi atendido no Hospital da Restauração (HR), no Recife, e só deverá depor depois do carnaval, de acordo com o delegado.

Com base nas primeiras informações recebidas, Guerra afirmou que Carelli dirigia um veículo e tentou fazer pressão para passar pela Ladeira da Misericórdia, no Alto da Sé, onde desfilava um bloco de carnaval com crianças. Policiais civis teriam mandado ele parar. Carelli teria feito a volta e arrancado em alta velocidade. Ao entrar na Ladeira da Ribeira, uma alternativa próxima, outros dois policiais, já cientes da situação, novamente intervieram, ordenando que ele parasse. Como ele teria desobedecido, os policiais atiraram.

Carelli é francês, tem 58 anos e mora em Olinda desde criança, segundo o delegado, que não quis se pronunciar se houve precipitação da polícia. “Só posso dar uma opinião no final do inquérito”, afirmou. A ONG Vídeo nas Aldeias foi fundada por Carelli em 1987 para apoiar e fortalecer as lutas e os territórios indígenas. Entre os prêmios internacionais conquistados, o da Unesco na Mostra Internacional do Filme Etnográfico, em 1999. Em 2009, o longa Corumbiara, sobre sua trajetória junto aos índios isolados da Gleba Corumbiara, em Rondônia, venceu o festival de cinema de Gramado (RS).

Estadão

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar