Início » É possível obter a localização de alguém pelo WhatsApp sem que a pessoa saiba?

É possível obter a localização de alguém pelo WhatsApp sem que a pessoa saiba?

por Editoria Delegados

Tira-dúvidas também comenta privacidade das confirmações de visualização

  • É possível acompanhar a localização de alguém através do WhatsApp sem que a pessoa saiba?

  • É possível saber quem visualizou o status do WhatsApp quando a pessoa desativou a visualização?

A primeira questão é mais simples. O compartilhamento de localização do WhatsApp só é ativado quando o compartilhamento de localização é solicitado explicitamente, tocando no ícone do clipe de papel e depois em “Localização”. Fora disso, o WhatsApp não compartilha a localização.

O compartilhamento de localização também não pode ser iniciado pelo WhatsApp Web.

É necessário que seja usado o telefone para ativar esse compartilhamento e, caso seja acionado o compartilhamento em tempo real, o WhatsApp mantém uma notificação ativa enquanto o recurso estiver funcionando.

Aliás, usar qualquer aplicativo para compartilhar a localização pode ser difícil, pois as versões mais recentes do Android e do iOS exibem notificações sobre o acesso constante à localização do aparelho por apps que estiverem sendo executados segundo plano.

Sobre a segunda pergunta, as confirmações de leitura do WhatsApp (que geram os dois tiques azuis para confirmar uma visualização) também se aplicam aos “status” do WhatsApp. É o que diz a documentação oficial do aplicativo:

“Se você desativar as confirmações de leitura, não conseguirá ver quem visualizou suas atualizações de status. Se um contato desativar as confirmações de leitura, você também não poderá ver se esse contato visualizou suas atualizações de status.”

Ou seja, se você desativar a confirmação de leitura, você não poderá saber quem viu seus status, mas seu nome também não aparecerá para as outras pessoas quando você visualizar os status delas.

Não existe nenhuma forma de burlar isso e, caso alguma forma seja encontrada, seria uma falha do aplicativo que precisaria ser corrigida em uma atualização.

A dinâmica das confirmações de leitura é um recurso necessário: se todo mundo pudesse e ver quem lê as mensagens enviadas sem revelar as mensagens que visualiza, não haveria nenhum incentivo para manter o recurso ativado.

Com o tempo, ninguém estaria compartilhando as informações sobre visualização e o recurso deixaria de ter utilidade.

Portanto, a obrigação de compartilhar a informação de visualização para poder ver quando alguém lê suas mensagens é importante para manter esse recurso útil e funcional. Se a pessoa decidiu desativar as confirmações de leitura apesar disso, cabe a você respeitar a privacidade dela.

O WhatsApp poderia separar as confirmações de leitura das mensagens e dos status, mas, atualmente, isso não acontece. A privacidade da visualização do status é regida pela mesma opção que a das mensagens: a confirmação de leitura.

Qualquer tentativa de burlar esse mecanismo não será realizada pelo cliente oficial do WhatsApp – o que pode trazer uma série de problemas ou até fazer você cair em um golpe. Muito cuidado com quem promete o “impossível”.

 

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar