Início » DRFA reduz o índice de roubo de veículos em todo o Estado

DRFA reduz o índice de roubo de veículos em todo o Estado

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
15jan10-rj-dp-reduz-roubo-1

RIO DE JANEIRO

DRFA reduz o índice de roubo de veículos em todo o Estado

RIO DE JANEIRO

 

A frente da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) desde dezembro de 2008 o delegado Márcio Mendonça Dubugrás se orgulha ter conseguido, junto com sua equipe de 180 policiais, uma redução de 20% no índice de roubos de veículos em todo o estado. De acordo com o delegado a taxa de roubo de veículos foi à menor em 10 anos, mesmo com uma frota de carros, que circulam em todo o estado, o dobro maior. Segundo o levantamento da especializada, no ano de 1999 foram roubados 29.666 carros. Na época havia cerca de dois milhões de veículos nas ruas. Em 2009 o número de automóveis passou para quatro milhões, sendo que 25.013 foram roubados. Foram 2.743 veículos a menos do que no ano de 2008.

Para o titular o mais importante não é apenas reduzir os índices, mas saber que com essas medidas vidas foram salvas. “Estamos falando de vidas, ou seja, evitamos que 2.743 pessoas sofressem esse tipo de violência, que muitas vezes acaba com uma fatalidade.”, ressaltou o delegado. Márcio Mendonça faz questão de ressaltar também que 55% dos veículos roubados no estado são recuperados. “Normalmente os criminosos roubam os carros para pegar os pertences das vítimas e acabam abandonando o veículo em seguida. Quando realizamos operações policiais recuperamos estes veículos roubados.”, analisa o titular.

Mendonça explica que a diminuição de roubos foi possível a partir de medidas tomadas pela especializada, além da aprovação da Lei estadual 5041/2007 que garantiu a DRFA o poder de fiscalizar e interditar ferros-velhos, que servem de destinos para 20% dos carros roubados. “Primeiro começamos atacar os ferros-velhos e prender os donos desses estabelecimentos que insistiam em continuar atuando. Depois começamos a fazer operações em favelas, porque identificamos que os criminosos que praticam este tipo de crime estão ligados ao tráfico, que utiliza os veículos para a prática de outros crimes.”, esclareceu o titular.

Ainda segundo o delegado, com o objetivo de combater o roubo de automóveis os agentes de sua equipe realizaram a Operação Gavião. “A DRFA identificou os locais e os horários de maior incidência no roubo e furto de veículos no Estado do Rio de Janeiro e apontou as 20 áreas mais críticas. A partir destes dados, passou a fazer rondas diárias em quatro locias diferentes com apoio de viaturas de Delegacias Especializadas e Distritais.”, destacou Márcio Mendonça. Os policiais participaram também da Operação Duas Rodas, que no último ano apreendeu 4.291 motocicletas. “O trabalho realizado pela DRFA em 2009 não reduziu apenas os índices de roubos, mas garantiu que fossem efetivadas 168 prisões por crimes relacionados diretamente com a pratica de roubo de veículos”, relatou ele.

Para se compreender a grandiosidade do trabalho da DRFA em uma única operação realizada pela equipe do delegado Márcio Mendonça, na Favela de Manguinhos, Zona Norte do Rio, 40 motos de alto custo foram recuperadas. Nessa mesma ação, em junho do ano passado, os policiais estouraram uma enfermaria do tráfico, onde encontraram materiais cirurgicos, remédios e curativos. O delegado comentou que ações como essa são constantemente realizadas pela especializada. “Só no Completo do Caju, realizamos operação de duas a três vezes por semana. Mandamos o recado que se continuarem roubando veículos não vamos dar folga para esses criminosos.”, garantiu Mendonça.

O titular destaca ainda as mudanças que vem sendo implantadas na Polícia Civil, como o site do Pátio Legal, onde a pessoa que teve o seu veículo roubado digita o número da placa do automóvel, e caso ele tenha sido recuperado pelo Pátio Legal, pode visualizar a foto do estado que o veículo se encontra, além de cadastrar o email e receber informações no caso de o veículo ter sido encontrado. O delegado informa que no site da DRFA é possível encontrar dicas para se previnir contra este tipo de crime. “São dicas para se prevenir contra o roubo de veículos. Não estou dizendo que a pessoa não será assaltada, mas são medidas de segurança que devem ser tomadas por todos. Eu dirijo há 15 anos e nunca fui assaltado. Não porque eu sou sortudo, mas porque estou sempre atento a esses detalhes.”, conclui Márcio Mendonça.

Governo do RJ

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados
Revista da Defesa Social

você pode gostar

Deixe um comentário