Início » Delegado-geral se pronuncia sobre liberação de presos

Delegado-geral se pronuncia sobre liberação de presos

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
02dez10-delegado-geral-bahia

BAHIA
Joselito analisa liberação de presos

19 detentos

BAHIA

{loadposition adsensenoticia}A Polícia Civil se pronunciou nesta quarta-feira, 1º, sobre a liberação dos 19 presos da cadeia pública de Buerarema, a 450 km de Salvador. Segundo o delegado geral Joselito Bispo, a  Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Superintendência de Assuntos Penais e a Polícia Civil já estavam elaborando um cronograma para a remoção dos presos para Salvador. O juiz da Comarca do município, Antônio Carlos de Souza Hygino, autorizou a liberação dos detentos na manhã de terça-feira, 30, afirmando que não havia recebido resposta da Secretaria de Segurança Pública.

“Temos que estabelecer horários de saída e de chegada dos presos, organizar a recepção dessas pessoas no destino que será definido e montar as equipes responsáveis pela operação”, explicou o delegado, por meio de nota enviada pela assessoria da Polícia Civil. Joselito Bispo ainda advertiu que o relacionamento entre os órgãos envolvidos com a questão, assim como a comunicação entre eles, deve ser melhor. “Nas Comarcas onde a comunicação flui sem ruídos, com integração entre as instituições, não temos encontrado dificuldades para buscar soluções”, afirmou.

O caso – O juiz da Comarca de Buerarema, Antônio Carlos de Souza Hygino, liberou 19 dos 20 presos que estavam na cadeia local. O juiz atendeu a um pedido do promotor de Justiça, Maurício Falcão, de interdição da cadeia por falta de estrutura, condições de salubridade e higiene. O magistrado alegou que havia recebido a autorização da Corregedoria Estadual de Justiça para transferir os presos para Salvador há 20 dias, e informou à Secretaria Estadual de Segurança Pública. Como não recebeu resposta da secretaria, que é responsável pela administração da cadeia, decidiu liberar o grupo.

A Tarde

DELEGADOS.com.br
Revista Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar