Início » Delegado de Pontal do Paraná é assassinado durante abordagem

Delegado de Pontal do Paraná é assassinado durante abordagem

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
25ago10-rp-delegado-morto-2

PARANÁ
Delegado é assassinado em abordagem

PARANÁ

O delegado de Pontal do Paraná, José Antonio Zuba de Oliva, foi assassinado na manhã desta terça-feira (24), durante uma abordagem policial. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o delegado foi morto durante uma operação realizada em um camping da cidade.

Segundo informações repassadas pela Delegacia de Polícia Civil de Pontal, o delegado Zuba saiu da delegacia, por volta de 9h40, acompanhado de duas investigadoras e um homem que era um colaborador da polícia local. Eles foram averiguar uma denúncia de que havia homens armados em um camping da cidade. De acordo com a Sesp, as duas policiais foram rendidas e Zuba e o outro homem foram atingidos pelos tiros.

Zuba morreu na hora. O funcionário público Adilson da Silva chegou a ser encaminhado para Hospital Regional de Paranaguá, mas não resistiu aos ferimentos e também morreu. O servidor trabalhava na Prefeitura de Pontal do Paraná e, há cerca de dois meses, foi cedido para a delegacia da cidade para cumprir funções administrativas. Silva também participava da operação desta manhã, pois foi ele quem recebeu a denúncia sobre as pessoas armadas no camping Olho d´Água, localizado no balneário Carmery.

A Sesp informou que um dos suspeitos pelo crime foi preso, por volta do meio-dia, mas a identidade dele não foi revelada. Outros sete homens teriam envolvimento com o duplo homicídio, segundo a secretaria, e são procurados. Dois veículos com placas do Rio de Janeiro – um BMW e um Fiat Marea – foram abandonados pelos criminosos e localizados no balneário de Junara, em Matinhos.

A investigação do caso será comandada pelo delegado-chefe do Litoral, José Sudário da Silva, e vai contar com o apoio de equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) da capital. A Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal também dão apoio aos trabalhos.

Velório

O corpo do delegado Zuba será velado ainda nesta terça-feira na Câmara de Paranaguá. A cremação deve ser realizada na quarta-feira (25) em Curitiba. Zuba deixa mulher e dois filhos. Já o velório de Adilson da Silva também ocorre nesta terça no balneário Shangri-lá, na igreja Assembleia de Deus.

Investigações

O delegado Zuba, como era chamado, esteve à frente das investigações de pelo menos três casos de repercussão estadual: o assassinato da psicóloga Telma Fontoura, o envolvimento do filho do ex-prefeito de Pontal do Paraná com roubo de carga de cigarro, e o incêndio no fórum da cidade.

O caso mais recente é o da prisão de Jean Antônio da Silva, de 23 anos, no dia 16 de agosto. Silva é filho do ex-prefeito de Pontal do Paraná, José Antônio da Silva. O jovem teria participado do roubo de uma carga de cigarros da empresa Souza Cruz em Curitiba, no mês de julho. A participação da mãe de Jean também era investigada pela equipe do delegado Zuba.

Zuba conduziu a investigação da morte da psicóloga Telma Fontoura, assassinada em 11 de julho, entre os balneários de Barrancos e Shangri-lá, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Dois dias após o crime, Paulo Estevão de Lima foi preso, acusado de ter matado a psicóloga. Lima já foi denunciado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Ele nega qualquer envolvimento com o crime.

Outro caso investigado pelo delegado era o do incêndio no Fórum de Pontal do Paraná, no dia 19 de julho. O fogo consumiu o pavimento superior do prédio, que tem dois andares e fica situado no bairro de Ipanema. Equipamentos eletrônicos e computadores foram furtados pelos bandidos. Zuba havia descartado a hipótese de que os incendiários tenham ateado fogo no prédio para destruir processos. A polícia trabalha com a possibilidade de assalto.

Polícia identifica mais 3 suspeitos da morte de delegado no Paraná

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná informou nesta quarta-feira, 25, que a polícia identificou três suspeitos do assassinato do delegado de Pontal do Paraná José Antônio Zuba de Oliva, 47 anos, morto em uma emboscada ontem no litoral paranaense. Ontem, 24, foi preso Francisco Diego Vidal Coutinho, 20 anos, fugitivo do 63.º Distrito Policial de Niterói (RJ).

Foram identificados Felipe, conhecido como “Tex”, e que portava documentos em nome de André Nascimento Gomes; Paulo “Tutancamon”, 42 anos e Paulo “Ganchinho”, ambos foragido do presídio Bangu 4, Rio de Janeiro.

A polícia acredita que oito pessoas estejam envolvidas no assassinato do delegado. “Pedimos à população que denuncie pelos telefones 181 ou 190 qualquer movimentação suspeita. Procuramos por pessoas que não morem no Litoral e que estejam fortemente armadas”, disse o secretário da Segurança Pública, Aramis Linhares Serpa.

A Secretaria enviou equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Delegacia de Furtos e Roubos, Delegacia de Homicídios, Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Grupo Tigre, Batalhão da Polícia de Choque e o efetivo disponível das polícias Militar e Civil, de Curitiba e do Litoral, para fechar o cerco contra os suspeitos. A polícia de Santa Catarina e a Polícia Rodoviária Federal também dão apoio às investigações para tentar localizar os criminosos.

Estadão

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar