Início » Delegada pede prisão da procuradora que agrediu filha

Delegada pede prisão da procuradora que agrediu filha

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
01mai10-rj-delegada-prisao-procuradora-2

RIO DE JANEIRO
Delegada pede prisão da procuradora

RIO DE JANEIRO

A delegada titular da 13ª DP (Copacabana), Monique Vidal, pediu à Justiça a prisão preventiva da procuradora aposentada Vera Lúcia Santana Gomes, 57 anos, nesta sexta-feira no Rio de Janeiro. A funcionária da Justiça foi indiciada por tortura e racismo, na tarde de quinta-feira.

{loadposition adsensenoticia}A delegada disse que Vera Lúcia admitiu ter xingado sua filha adotiva de “cachorrinha”. “Ela disse que isso não é nada demais porque ela gosta de cachorro”, afirmou a delegada. Monique informou ainda que o exame de corpo de delito em T. mostra que as lesões são graves e foram feitas em dias diferentes.

Depoimento

Em depoimento, a procuradora afirmou que resolveu adotar uma criança por que não teve filhos e queria deixar sua pensão do Ministério Público (MP) para uma criança carente. Assim, segundo ela, seria uma maneira de contribuir para resolver o problema social das crianças carentes do País.

A procuradora disse que, no dia 15 de abril, dia em que o Conselho Tutelar pegou T., 2 anos, não notou nenhum ferimento grave na menina. Ela disse apenas que a criança estaria com um machucado na testa, provocado por um tombo.

Enquanto via fotografias da menina com os olhos fechados, de tão roxos, e com o rosto inchado, na sala da delegada Monique Vidal, a procuradora se mostrou surpresa com o que viu. Ela disse que desconhecia como os hematomas apareceram na criança. A funcionária da Justiça contou que se interessou em adotar T. por que soube que ela havia sido abandonada pela mãe e vítima de pedofilia.

A procuradora também está na mira da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública. O órgão vai entrar nesta sexta-feira na 1ª Vara da Infância e Juventude com ação pedindo que Vera Lúcia indenize T. em R$ 436.560. Também será pedida pensão mensal de três salários mínimos (R$ 1,7 mil).

A criança foi encontrada pelo Conselho Tutelar com sinais de maus-tratos na casa da procuradora em 15 de abril. “Ela tem diversas lesões que foram produzidas por meio cruel”, disse Monique.

A advogada saiu da delegacia debaixo de gritos de “bruxa”, “vai bater em gente grande” e “covarde”. Algumas pessoas exibiam cartazes com frases do tipo: “Se fosse com minha filha você ia ver”. Alguns manifestantes tentaram bater em Vera Lúcia com guarda-chuvas. A prisão preventiva da procuradora deverá ser pedida nos próximos dias.

A procuradora vai responder também por racismo, já que falava para suas empregadas domésticas que elas faziam um serviço de “preto”.

terra

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar