Início » Concurso para delegado de Polícia Civil de Alagoas: “edital em breve” diz governador

Concurso para delegado de Polícia Civil de Alagoas: “edital em breve” diz governador

por Editoria Delegados

O novo concurso PC AL (Polícia Civil do Estado de Alagoas) para a carreira de delegado deverá contar com 40 vagas. Exigência de nível superior em direito


Boa notícia do concurso PC AL (Polícia Civil do Estado de Alagoas): o governador Renan Filho afirmou, através das redes sociais, que o edital para delegado será lançado em breve.

Segundo o governador, vem sendo realizado um trabalho duro para cumprir os prazos dos editais: “para ter editais transparentes, céleres, rápidos e selecionar os melhores profissionais, para valorizar quem estuda e para prestar um bom serviço ao cidadão. Se preparem, que vamos viver um bom ciclo de concursos em Alagoas, o que vai garantir boas chances para vocês”.

Lembrando que o concurso PC AL para o cargo de delegado foi aprovado no último dia 2 de julho. A aprovação da PGE AL (Procuradoria Geral do Estado de Alagoas) foi publicada no Diário Oficial de Alagoas.

De acordo com o documento, “a realização do concurso está condicionada a comprovação que o quantitativo de vagas a serem abertas para preenchimento via concurso decorrem das hipóteses de vacância dos cargos públicos de Delegado de Polícia previstos legalmente, devendo os autos serem encaminhados ao Gabinete Civil do Governador para análise da conveniência política da proposição do concurso público”.

Após o processo de autorização ser encaminhado ao Gabinete Civil do Governador, haverá a análise e o concurso somente poderá sair após o parecer favorável.

O novo concurso PC AL deverá contar com 40 vagas para o cargo de delegado, informação passada em maio de 2021 pelo Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado (Seplag), Fabrício Marques Santos.

A carreira de delegado exige diploma de conclusão de curso de nível superior na área de direito, com remuneração inicial de R$ 12.593,22.

A prova objetiva para delegado versará sobre:

Direito Penal
Direito Processual Penal
Direito constitucional
Direito administrativo
Direito civil
Legislação complementar
Medicina legal
Língua portuguesa
Informática

A prova discursiva deve versar sobre direito penal, direito processual penal e direito constitucional. O teste físico incluirá barra, flexão abdominal, flexão de braços e corrida de 12 minutos. Posteriormente, haverá exames laboratoriais e médicos, avaliação psicológica, análise de títulos, investigação social e curso de formação.

O último concurso PC AL ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 400 vagas, sendo 240 para agentes, 120 para escrivães e 40 para delegados. A organizadora foi o Cebraspe e a seleção contou com provas objetivas e discursivas, provas de aptidão física, avaliação prática de digitação para o cargo de escrivão, avaliação psicológica, análise de títulos para delegado, investigação social e de conduta pessoal e exames médicos. Além disso, os aprovados foram submetidos a uma segunda etapa, composta de curso de formação policial.

 

JCC Concursos 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar