PB: Integrante da comissão e delegado de Polícia Civil, Bergson Vasconcelos, prevê a publicação do edital do concurso PC PB entre 30 e 60 dias.
Bergson Vasconcelos é membro da comissão organizadora e delegado da Polícia Civil
O edital do concurso PC PB, que chegou a estar previsto para este mês de agosto, conta agora com uma nova previsão.
Em entrevista nesta terça-feira, 31, à TV Cabo Branco, o membro da comissão organizadora e delegado da Polícia Civil, Bergson Vasconcelos, falou sobre os próximos passos para a abertura da seleção.
Segundo o delegado, a minuta do edital já está pronta. No entanto, o documento ainda é avaliado por diversos órgãos, além da banca organizadora. Para chegar na fase final, as equipes ainda precisarão de mais alguns dias.
Desta forma, o edital está previsto para sair entre os próximos 30 e 60 dias. Já a primeira prova deve ocorrer ainda este ano ou no início de 2022.
“A gente espera que o edital saia nos próximos 30 dias, 60 dias no máximo […] Então provavelmente esta prova deve acontecer lá para o final do ano ou início do ano que vem”, disse o delegado.
O concurso terá o Cebraspe como organizador. Os inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, Teste de Aptidão Física (TAF), exame psicotécnico, investigação social e curso de formação.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Jean Nunes, este será o “maior concurso da história” da Polícia Civil da Paraíba.
Concurso PC PB terá 1.400 vagas
Conforme distribuição anunciada em abril deste ano pelo delegado Bergson Vasconcelos, o concurso PC PB contará com 1.400 vagas nos seguintes cargos:
- delegado (120 vagas);
- escrivão (515 vagas);
- perito médico (50);
- técnico em perícia (68);
- necrotomista (65);
- agente de investigação (400);
- perito criminal (77);
- perito odonto-legal (dez);
- perito químico (35); e
- papiloscopista (60).
Todas as oportunidades serão de nível superior, conforme atualização da lei das carreiras da PC PB. Os salários, segundo o delegado, irão variar entre R$3 mil e R$9 mil.
De acordo com o governador da Paraíba, João Azevêdo, os aprovados devem ser nomeados no ano que vem, após a realização do curso de formação.
“Esperamos que agora no segundo semestre esse edital já esteja publicado e que esses profissionais, após concluir o curso de preparação, no próximo ano já possam estar integrados às forças de segurança”, disse.
A seleção visa suprir as necessidades da Polícia Civil, considerando um cenário com previsão de 785 servidores aptos à aposentadoria.
Resumo sobre a seleção
- Órgão: Polícia Civil da Paraíba
- Cargos: delegado, escrivão, perito médico, técnico em perícia, necrotomista, agente de investigação, perito criminal, perito químico, perito odonto-legal e papiloscopista
- Vagas: 1.400
- Requisitos: nível superior
- Remuneração: entre R$ 3 mil e R$ 9 mil (com adicionais e gratificações a remuneração poderá chegar até R$ 20 mil)
- Banca: Cebraspe
- Edital: previsto para 2021
Isso inclui os cargos de investigador, escrivão, agente e inspetor das polícias civis, tanto os de nível médio quanto os de nível superior. No curso, é possível estudar para as disciplinas de:
Língua Portuguesa, Redação Discursiva, Raciocínio Lógico Matemático, Estatística, Informática, Atualidades, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial.
Os conteúdos de Criminologia e Medicina Legal serão incluídos em breve. São aproximadamente 576 aulas e 303 horas de estudo. Quer saber mais? Então confira as condições e inicie já a sua preparação!
Último concurso PC PB foi realizado há 13 anos
O último concurso PC PB completa 13 anos em 2021. Realizada em 2008, a seleção contou com 1.162 vagas, sendo 909 de nível superior e 252 de nível médio.
O concurso também teve o Cebraspe como organizador. Já os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas, exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e prova de títulos.
Na primeira etapa, foram aplicadas questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, sendo necessário acertar, pelo menos, 50% dos pontos de cada área de conhecimento para ser aprovado.
O concurso ficou válido por dois anos, sendo prorrogado por mais dois anos. Neste período, os candidatos aprovados foram convocados e contratados conforme o regime estatutário, que garante a estabilidade do servidor.
Da Redação e Folha Dirigida
DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social