Início » Clínica onde três morreram após endoscopia é fechada

Clínica onde três morreram após endoscopia é fechada

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

SANTA CATARINA
Clínica onde três morreram após endoscopia é fechada

SANTA CATARINA

{loadposition adsensenoticia}A Conci Clínica Médica, localizada na cidade de Joaçaba, a 370 km de Florianópolis, onde três jovens morreram durante a realização de uma endoscopia, pediu a suspensão do alvará de funcionamento junto à prefeitura. O local estava fechado por determinação da Vigilância Sanitária e o proprietário deu entrada na documentação de baixa de atividade na terça-feira.

Duas mulheres morreram horas depois de passarem pela endoscopia na clínica: Maria Rosa dos Santos, 57 anos, e Santa Aparecida Sipp, 62 anos, em 14 de maio. A adolescente Iara Penteado, 15 anos, permaneceu hospitalizada por 14 dias, mas não resistiu. Além das vítimas fatais, outras cinco pessoas tiveram reação e precisaram ser hospitalizadas.

Um laudo elaborado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina concluiu que a substância lidocaína teria sido a responsável pela morte das três pacientes após um exame de endoscopia. De acordo com o relatório, o anestésico teria sido ingerido pelos pacientes após ser diluído em água.

No entendimento da diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt, o medicamento teria sido administrado de forma incorreta. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que a lidocaína seja aplicada como spray. Ela encaminhou o documento à delegacia de Polícia de Joaçaba e ao Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina.

O delegado que cuida do caso não afastou a possibilidade de indiciar o médico responsável pelos exames, o gastroenterologista Denis Conci Braga, pelo crime de homicídio culposo. Em entrevista ao Jornal Nacional na época das mortes, o advogado do médico disse que seu cliente cumpriu o procedimento correto ao fazer a endoscopia nas vítimas.

Redação Terra

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar