Início » Anatel aprova no Brasil a arma “DroneGun Tactical” capaz de afastar drones a distância

Anatel aprova no Brasil a arma “DroneGun Tactical” capaz de afastar drones a distância

por Editoria Delegados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou no Brasil a arma “DroneGun Tactical”.

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou no Brasil a arma “DroneGun Tactical”.

O equipamento é capaz de afastar uma grande variedade de drones a mais de 1 quilômetro de distância, segundo a fabricante australiana DroneShield.

Além disso, a arma também pode ser utilizada por até duas horas seguidas, com apenas uma única recarga.

A invenção não é a primeira da empresa australiana, que conta com outros bloqueadores de drones, como o DroneGun MKIII, que lembra uma pistola.

Entretanto, em nosso país, essa deverá ser a primeira a arma homologada desse gênero e de outros dispositivos.

A tecnologia, apesar de exigir treino para que possa ser utilizada, é relativamente simples: basta apontar a arma na direção de um drone.

Esse drone deve estar realizando um voo por perto, como cerca de 1 quilômetro de distância do usuário.

Logo após, basta apertar o gatilho para que sinais de radiofrequência sejam disparados e o drone perca a comunicação com o controlador.

Em uma situação como essa, o drone poderia tentar realizar um pouso seguro ou então voltar para outro local que já foi sobrevoado antes, para recuperar a comunicação.

Porém, o DroneGun Tactical tem um recurso complementar que afeta esse componente que realizaria a ação acima, evitando que problemas como esse ocorram.

Entre as situações em que a arma pode ser utilizada, está desde controlar a carga útil da aeronave para evitar que drones liberem explosivos até derrubar os drones que fazem filmagens não autorizadas.

Homologação do equipamento

A solicitação da homologação do bloqueador pela Agência Nacional de Telecomunicações foi realizada pela empresa brasileira Pirâmide Tecnologias.

O empreendimento é responsável por vender equipamentos de segurança pública, de resgate, investigação e entre outras categorias.

Como resultado, os drones também fazem parte dos equipamentos vendidos pela empresa, e logo o “DroneGun Tactical” também estará no catelógo da empresa.

Tecnoblog

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

 

você pode gostar