Início » Adepol poderá escolher delegado-geral do próximo governo

Adepol poderá escolher delegado-geral do próximo governo

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
27out10-lessa-1

ALAGOAS
Adepol poderá escolher delegado-geral

No próximo governo


ALAGOAS

{loadposition adsensenoticia}Diretores da Adepol-Al (Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas) entregaram, no início da tarde desta terça-feira (26), as proposta da categoria ao candidato a reeleição ao governo do Estado, Teotônio Vilela. O documento elaborado para dar contribuição ao setor de segurança pública também já foi entregue ao candidato a governador Ronaldo Lessa.

O candidato Teotônio Vilela mostrou-se simpatizante com a proposta da Adepol, que sugere a escolha do Delegado Geral da Polícia Civil através de lista tríplice, apresentada pela categoria como determina a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, em tramitação no Congresso Nacional, o que já foi implantado no Estado do Rio Grande do Norte, e o que acontece em outras classes, como no Ministério Público, para a escolha de seu Procurador Geral e na OAB, para a escolha dos candidatos à vaga de desembargador.

Presentes ao encontro, os diretores da Adepol, que participaram da criação das propostas, ficaram satisfeitos com a receptividade de Teotônio Vilela. “A nossa meta é contribuir para a implantação de políticas públicas de segurança mais eficiente”, afirmou Antônio Carlos Lessa, presidente da Adepol.

O candidato Teotônio Vilela elogiou a iniciativa dos delegados e destacou o seu comprometimento em analisar todos os itens apresentados no documento. “Entregamos propostas que têm como base vários encontros e estudos da categoria, realizados pela Adepol”, disse Antônio Carlos Lessa.

PROPOSTAS

São 13 itens elaborados pelos delegados para a composição do documento. “Sistematizamos todas as sugestões com o objetivo de contextualizar os problemas de segurança, dando prioridade e justificativas para a aplicação das propostas traçadas”, afirmou Antônio Carlos Lessa, presidente da Adepol.

As propostas trazem argumentos técnicos e operacionais como a imediata transferência dos presos das delegacias para os presídios, passando a responsabilidade para a Secretaria de Intendência Penitenciária, como determina a Lei das Execuções Penais.

No documento, a Adepol sugere o aumento do repasse da receita da Polícia Civil, reajuste salarial para os delegados, mantendo a igualdade de vencimentos com as categorias de procuradores de Estado; realização de concurso público para os cargos de delegados, agentes de polícia e escrivães; retomada das obras de reforma das delegacias; qualificação profissional; melhorias em setores como transporte, comunicação, inamovibilidade dos delegados pelo período mínimo de dois anos e outros. “Não se trata de um projeto de governo, mas de um meio de colaborar com a gestão pública na área de segurança”, concluiu.

Cada minuto

DELEGADOS.com.br
Revista Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar