Início » Ações policiais reduzem número de homicídios

Ações policiais reduzem número de homicídios

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

PARANÁ
Ações da Polícia Civil reduzem número de homicídios

PARANÁ

{loadposition adsensenoticia}O levantamento sobre a criminalidade realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) e divulgado pela Secretaria da Segurança Pública demonstra tendência de redução dos assassinatos cometidos no Paraná. Na comparação entre os dois trimestres deste ano, houve queda de 31,6% no número de homicídios em Curitiba, 18,2%, na região metropolitana, e 20,6% no Paraná.

Na comparação entre os segundos trimestres de 2010 e 2009, foi registrado aumento na quantidade de assassinatos de 15% em Curitiba, 4,4% na região metropolitana e praticamente 10% no Paraná. “Os crimes contra a vida são a nossa maior preocupação, por isso temos investido em ações que resultam na prisão dos criminosos e na agilidade da elucidação dos assassinatos”, afirmou o secretário da Segurança, coronel Aramis Linhares Serpa.

A Operação Cidade Segura, iniciada em 26 de fevereiro, é uma entre as ações da Secretaria para combater esses crimes. A operação é realizada simultaneamente em Curitiba e Região Metropolitana, Maringá, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama e Ponta Grossa. Os locais e horários das ações da operação são apontados pelo Cape, que faz o monitoramento dos locais onde há maior incidência da criminalidade em todo o Paraná.
De acordo com a delegada Vanessa Alice, da Delegacia de Homicídios de Curitiba, os policiais realizam, quase diariamente, ações em bairros da capital onde há grande incidência de assassinatos. “Nossos policiais estão nesses locais quase todos os dias. Isso inibe a ação dos criminosos”, afirma a delegada.

 

Outro fator que também contribuiu para a queda dos índices de homicídio, segundo ela, foi a presença de um delegado da especializada onde os crimes foram cometidos e o início imediato da investigação, com o interrogatório de testemunhas nas primeiras horas após os assassinatos.As operações semanais – planejadas com antecedência e executadas em locais determinados – realizadas na Região Metropolitana são apontadas pelo delegado Miguel Stadler, chefe da Divisão Metropolitana do estado, como um dos fatores que contribuíram para a diminuição dos homicídios. “Durante uma ação em determinada cidade da RMC, as equipes dos demais municípios da região dão apoio. Também não podemos deixar de citar a integração da Polícia Militar, tanto em operações conjuntas, como na troca de informações”, ressalta Stadler.
Interior tem bons resultados

Outras 14 áreas integradas de segurança pública (AISPs) do interior do Estado também registraram redução no número dos assassinatos ao longo de 2010. Umuarama, por exemplo, teve queda de 60%, a maior registrada. O delegado-chefe da Subdivisão do município, Pedro Luiz Fontana Ribeiro, aponta o trabalho conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal como um dos principais motivos da redução.

Regiões consideradas problemáticas, como Foz do Iguaçu e Paranaguá, no litoral do Paraná, também apresentaram menores índices de assassinatos no segundo trimestre de 2010, em relação aos três primeiros meses do ano. Em Foz, a queda foi de 8,4% e em Paranaguá de 21%. Segundo o delegado Rômulo Contin Zentrella, de Paranaguá, a ação conjunta que a equipe policial realiza com todos os órgãos de segurança em casos de crime contra a vida está apresentando bom resultado. O delegado ressalta ainda que, além da queda dos homicídios, o número de casos solucionados aumentou.

Destaque também para a região de Maringá que teve diminuição de 20% no número de homicídios. Assim como delegados de outras regiões do Estado, o da Subdivisão de Maringá, Márcio Vinicius Ferreira Amaro, atribui a queda ao trabalho firme da polícia. “Nós não damos escapatória aos criminosos. Quem comete crime, tem sua prisão preventiva pedida de imediato, independente de se entregar à polícia ou não. Lugar de criminoso é atrás das grades”, assegura.

tribuna de cianorte

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar