Nov 21, 2017

Faça seu login

Usuário*
Senha*
Lembrar de mim

Programa “Delegado Legal”, da Adepol-AM, com mais de 10 anos em atividade

1
0
0
s2smodern




A escola selecionada nesta edição foi Anastácio Assunção, localizada no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus. A escola atende crianças na faixa etária de 8 a 13 anos de idade do ensino fundamental.


Em uma turma de 60 crianças o tema abordado desta vez foi Bullying.


Para o Delegado Clodomir Vitor Sobrinho, que está há 16 anos como delegado no Estado Amazonas e faz parte da Adepol-AM, estas palestras contribuem para o entendimento da criança sobre o perfil e atividades da autoridade de polícia e aproxima comunidade e o aparelhamento judiciário.


Para o Gestor da escola, Sr. José Cláudio Nery Brito, há 10 anos como gestor e há mais de 30 anos como professor, lembra da importância de atividades entre autoridades do direito e comunidade, e fala que educação não se faz somente com a escola: “A educação vai mais além. Envolve escola, pais, professores, e autoridades como delegados, policiais e outros agentes do direito. Porque cada vez mais temos crianças envolvidas com violência, casos de abuso sexual, drogas, bullying. E estas palestras ajudam a criança como proceder e a quem devem procurar ao denunciar”. Ressalta ainda, “que só o fato do delegado sair da função de delegado, e palestrar para crianças, pais, professores, que ele nem conhece, faz com que as pessoas tenham um novo olhar sobre a autoridade e a profissão de Delegado e do policial Estas palestras aproximam mais,” afirma Cláudio.


Indagada sobre o benefício da palestra, uma das alunas da Escola Anastácio, Vitória Magalhães Dantas, de 11 anos de idade, disse já havia sofrido bullying uma vez por um problema no dente, e que raramente na escola sobre o assunto. “Tive a oportunidade de conhecer, por meio da Cartilha do “Delegado Legal”, outros temas e com quem conversar e onde denunciar” acrescentou Vitória.


E para finalizar a palestra de 20 minutos, o Delegado Dr. Clodomir Vito Sobrinho e equipe da Adepol-Am, distribuíram cartilhas do “Delegado Legal para as crianças, professores e funcionários da escola.


Para o presidente da Adepol-Am, Delegado Dr. Mário Aufiero, O programa “Delegado Legal”, em 2017, atingiu as metas estabelecidas para o ano. E diz ainda, “em 2018 pretendemos que o programa avance cada vez mais em atividades e palestras para o interior do Estado do Amazonas. A nossa meta, com os novos parceiros que irão compor este programa, é estar nos 62 municípios do estado. Já beneficiamos mais 200 mil alunos, participamos em 2015 e 2017 - do Prêmio Innovare (categoria Justiça e Cidadania) e fomos selecionados em seis etapas do prêmio, e tudo isso com o “Delegado Legal”. O “Delegado Legal”, programa da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas, é uma iniciativa que só engrandece o nosso estado”, afirma Dr. Mário.


O programa “Delegado Legal”, uma realização da Adepol-Am, está há mais de 10 anos em atividade, e sempre visita escolas, universidades, associação comunitárias, entidades, dentre outros.”

Para saber sobre o programa, segue:

 


Informações sobre o Programa “Delegado Legal”

O que é o “Delegado Legal”

Programa social da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas – Adepol-AM – para a prevenção de riscos e vulnerabilidades sociais: violência, discriminação, casos envolvendo uso de entorpecentes, bullying, violência física e abuso sexual dentre outras manifestações e formas inseridas na comunidade, a que estão expostas famílias e sociedade.

Onde atua

O “Programa Delegado Legal” é um “programa sócio-educativo” voltado especialmente ao público infanto-juvenil em ambiente escolar, para universitários, pais, educadores, gestores da educação, entidades, dentre outros, onde delegados de polícia, que fazem parte da Adepol-AM e membros desta associação, atuam por meio de palestras sócio-educativas, explicativas na forma de dicas e procedimentos, caso ocorram violências, ou como evitá-las por meio de formatos informativo e explicativo.

Objetivos

Promover ações preventivas por meio de palestras contra violência, combate ao uso de drogas, entre outros acima citados, junto às escolas, universidades, entidades representativas e comunidade em geral; Possibilitar uma maior visibilidade da criança como sujeito de direito. Destacar a importância do delegado de Polícia no trabalho preventivo para a sociedade; Envolver os delegados, líderes comunitários, pais e/ou responsáveis legais, diretores, professores e conselheiros tutelares nas ações preventivas junto à comunidade; Estabelecer, fomentar e reunir informações dos denunciantes, que foram orientados nas palestras em como proceder nas denúncias, para que sirvam de base de analise em trabalhos futuros e de prevenção.

 

BREVE HISTÓRICO

Criação- 2010 pela Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM);
Idealizador- Presidente da Adepol-AM e Vice-Presidente Regional Norte da Adepol do Brasil, Dr. Mário Aufiero;
Mais de 35 municípios atendidos;
Mais de 50 escolas municipais na capital do Amazonas;
Universidades;
Mais de 200 mil alunos;
Entidades, sociedades que dirigem atividades de classes distintas;
2015 e 2017 - Participação do Prêmio Innovare (categoria Justiça e Cidadania) e selecionado em seis etapas do prêmio, faltando apenas duas etapas para ser escolhido;
E como modelos de ação foram feitas palestras no Maranhão, Pará e Roraima.


Ascom Adepol-AM

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

1
0
0
s2smodern

Destaques