Início » Morre Lúcia Stefanovich, primeira delegada do Brasil!

Morre Lúcia Stefanovich, primeira delegada do Brasil!

por Editoria Delegados

SC: Ela era delegada desde 1972 e foi a única mulher a assumir a pasta da Segurança Pública

Lúcia Stefanovich era delegada em SC há 45 anos

 

A primeira delegada do país morreu na madrugada desta terça-feira (7) em Florianópolis. Lúcia Stefanovich, de 69 anos, foi delegada da Polícia Civil em Santa Catarina por 45 anos.

Depois de dois meses internada, Lúcia morreu por volta das 3h no hospital. Ela se recuperava de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em dezembro de 2016.

Até ter o AVC, ela atuava como delegada na 5ª DP da capital e dizia que tinha nascido para ser policial, por isso não se aposentava.

Lúcia foi a primeira delegada geral do país e única secretária de Segurança Pública de Santa Catarina, entre 1995 e 1998, conforme o governo do estado. Ela também foi quem criou uma delegacia especializada no atendimento a mulheres, na década de 1980.

 

Em 1972 assumiu como delegada na Delegacia de Rio do Sul. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, ela sempre relembrava o período em que assumiu o cargo, pois os moradores da cidade faziam fila na delegacia para vê-la trabalhando.

O sepultamento ocorre às 18h no cemitério Jardim da Paz no bairo Saco Grande, em Florianópolis, onde também ocorre o velório.

Em nota, o governador Raimundo Colombo (PSD) lamentou a morte. “A delegada Lúcia Stefanovich foi exemplar na sua atuação de mais de 40 anos na área policial e, mesmo aposentada, seguia atuando na 2 Delegacia de Polícia de Florianópolis”, diz a nota.

O governo decretou luto oficial de um dia em Santa Catarina pela morte.

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

 

 

você pode gostar