Outubro 16, 2017

Faça seu login

Usuário*
Senha*
Lembrar de mim

O concurso tem prova de títulos, e agora?


Muita gente mente no currículo, tantas que você deve conhecer alguém que já tenha feito isso. Pessoas de bem que floreiam características ou experiências, ou que fraudam dados, mesmo pequenos.

 

O interessante é que essas pessoas acabam sendo contratada por causa do CV e são demitidas, logo em seguida, por não conseguirem satisfazer as exigências do cargo, seja por falta de competência e ou de experiência para a função.

 

O mesmo vale aqui para prova de títulos: de pouco adianta mentir em sua prova de títulos dado que será necessário comprovar tudo o que você está alegando.

 

Desnecessário dizer que uma fraude – por menor que seja – é reprovável e deve ser combatida.

 

O currículo é como uma fotografia profissional de seu dono e, por conta disso, tem de refletir sua experiência e principais características.

 

Quando ainda eram de papel, em um processo de seleção para assistente, recebi um currículo com marca de xícara de café e macha de gordura. Se a pessoa não tem o mínimo asseio para com sua primeira impressão, o que dirá do seu dia a dia.

Pessoalmente, gosto de levar comigo sempre meu currículo de derrotas com o qual início todas as minhas palestras.

 

Esse artifício serve para que todos saibam que é dos revezes que extraímos a matéria-prima das vitórias e conquistas o que me aproxima do público, mas, além disso, serve para restituir minha humanidade e humildade, porque me faz recordar de toda a trajetória até chegar ali.

 

Meu currículo de derrotas me ajuda a me lembrar de onde eu vim, e como foi duro chegar onde cheguei e, ao mesmo tempo, me confere algum orgulho e força para seguir à diante.

 

Investir em você é fundamental


Invista em você para, aí sim, conseguir um bom currículo e não o contrário.

 

A sua qualidade vai se refletir no que você fizer não só palavras perdidas em uma folha de papel/nas frias linhas de um e-mail.

 

Outro ponto importante: você pode ter o melhor currículo do mundo, mas não despreze a sorte! A Bíblia diz que é a sorte que faz a escolha entre poderosos e vai ser ela, muitas vezes, que vai colocar seu currículo no topo da pilha, ou na frente de alguém especial.

 

Como diria Salomão, o homem mais sábio que já viveu: a sorte acontece a todos, e ela pode mudar tudo.

 

Finalmente, esteja pronto para quando a sorte sorrir e faça por onde para que ela encontre você preparado.

 

Tenha seu melhor currículo para apresentar quando for preciso, não só o de papel, mas também o da alma, da paz interior de saber que fez o seu melhor.

 

Portanto, prepare seus currículos, trabalhe em suas competências e boa sorte!

 

Concursos Correio Web

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados